POR DENTRO DO NOVO
ENSINO MÉDIO

A transição para uma educação mais completa e
com mais significado

O que é o Novo Ensino Médio

Por que um Novo Ensino Médio?

O jovem que vive às portas da terceira década do século XXI não pode continuar repetindo a sua justa pergunta: “Para que eu estou aprendendo isso?”. Os anseios desses estudantes estão a cada ano em maior descompasso com um Ensino Médio que não considera a necessidade de trazer significado para todos os conhecimentos, o protagonismo, a responsabilidade, os projetos de vida e as escolhas dos próprios alunos.

Por acreditar – sem desconsiderar as muitas dificuldades externas às escolas – que promoveremos um desenvolvimento mais integral dos jovens, é que o Sistema de Ensino pH já começou a trabalhar profundamente para esta transição.

Por que um Novo Ensino Médio?

Em 2014 o MEC e os Conselhos Estaduais de Educação iniciaram as discussões do Plano Nacional de Educação, que prevê a renovação do Ensino Médio, com abordagens interdisciplinares e currículos flexíveis.

Três anos depois, em 2017, a mais importante lei da educação básica brasileira – a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 13.415/17) – foi alterada consolidando as mudanças nesse segmento.

Nossos alunos passam a ter suas horas nesse segmento divididas em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, além de ter a carga horária anual ampliada progressivamente, num prazo de até 5 anos.

Em 2021, nossas escolas parceiras passarão a ter a sua disposição o Novo Ensino Médio para o 1º ano. Em 2022 e 2023, respectivamente, o Sistema pH também ofertará o material para o 2º e 3º ano.

Conheça a proposta do pH

Formação Geral Básica

O currículo do 1º ano do Ensino Médio foi reelaborado para que as habilidades e competências expressas na Base Nacional Comum Curricular sejam desenvolvidas na Formação Geral Básica.

A Formação Geral é obrigatória e comum a todos os alunos e alunas da escola. Nela, respondemos à pergunta prática: Qual é o mínimo que todo estudante brasileiro precisa desenvolver de habilidades e competências ao longo do Ensino Médio?

O Sistema pH conservou todos os componentes curriculares tradicionais das 4 áreas do conhecimento, totalizando uma carga horária mínima sugerida de 21 tempos semanais.

Linguagens e suas tecnologias

Língua Portuguesa, Produção de Texto e Língua Inglesa

Matemática e suas tecnologias

Matemática I e Matemática II

Ciências da Natureza e suas tecnologias

Biologia, Física e Química

Materiais e carga horária

Na Formação Geral Básica, a cada bimestre, todos os alunos receberão quatro cadernos, organizados por áreas do conhecimento:

Caderno de Linguagens e suas tecnologias
Caderno de Matemática e suas tecnologias
Caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias
Caderno de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Assim, o aluno soma mais 12 tempos de componentes curriculares específicos às áreas do conhecimento de seu interesse, totalizando uma carga horária mínima de 33 tempos de aula.

Material do Aluno, por bimestre 1 Caderno de Linguagens e suas tecnologias
1 Caderno de Matemática e suas tecnologias
1 Caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias
1 Caderno de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Material do Professor, por bimestre 1 Manual do Professor referente ao componente curricular, incluindo orientações de aula e respostas + Proposta pedagógica.
Componente CurricularTempo(s) de Aula
Língua Portuguesa2T
Produção de Texto2T
Língua Inglesa1T
História2T
Geografia2T
Filosofia1T
Sociologia1T
Matemática I2T
Matemática II2T
Física2T
Química2T
Biologia2T
CH. MÍNIMA TOTAL21T

Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos são a grande novidade do Novo Ensino Médio.

Essa é a parte que permite maior flexibilização no currículo do segmento, pois os estudantes têm a possibilidade de escolher quais dos itinerários oferecidos pela escola eles irão cursar, de acordo com seus projetos de vida e interesses pessoais.

Os itinerários contemplam todas as áreas do conhecimento e seus módulos são organizados a partir de pelo menos um dos 4 eixos estruturantes:

Investigação Científica

Ampliar a capacidade dos estudantes de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas

Processos Criativos

Expandir a capacidade dos estudantes de idealizar e realizar projetos criativos, aprendendo a utilizar conhecimentos, habilidades e recursos de forma criativa para propor, inventar e inovar

Mediação e Intervenção Sociocultural

Para participar de uma sociedade desafiada por questões socioculturais e ambientais cada vez mais complexas, os estudantes precisam se apropriar de conhecimentos e habilidades que os permitam atuar como agentes de mudanças e de construção de uma sociedade mais ética, justa, democrática, inclusiva, solidária e sustentável.

Empreendedorismo

Para participar de uma sociedade cada vez mais marcada pela incerteza, volatilidade e mudança permanente, os estudantes precisam se apropriar cada vez mais de conhecimentos e habilidades que os permitam se adaptar a diferentes contextos e criar novas oportunidades para si e para os demais.




Oferecemos duas versões do Novo Ensino Médio: o pH Premium e o pH Essencial, cada um com sua organização e carga horária.

Conheça a solução do pH que
mais se adequa a sua escola

pH Premium

No pH Premium, a escola oferece ao estudante, que já cursa 21 tempos na Formação Geral, a opção de escolha por um entre os dois Itinerários Formativos disponíveis nessa versão:

Linguagens & Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Matemática & Ciências da Natureza

Assim, o aluno soma mais 12 tempos de componentes curriculares específicos às áreas do conhecimento de seu interesse, totalizando uma carga horária mínima de 33 tempos de aula.

Material do Aluno, por bimestre 1 caderno do itinerário escolhido.
Material do Professor, por bimestre 1 Manual do Professor referente ao componente curricular, incluindo orientações de aula e respostas.

Linguagens & Ciências Humanas e Sociais

Componente CurricularTempo(s) de Aula
Língua Portuguesa2T
Produção de Texto3T*
Língua Inglesa1T
História2T
Geografia2T
Filosofia1T
Sociologia1T
CH. MÍNIMA TOTAL12T

(*) No Itinerário de Linguagens, a escola pode livremente decidir oferecer 3 aulas de Produção de Texto e 1 de Língua Inglesa ou 2 de Produção de Texto e 2 de Língua Inglesa.

Matemática & Ciências da Natureza

Componente CurricularTempo(s) de Aula
Matemática3T
Física3T
Biologia3T
Química3T
CH. MÍNIMA TOTAL12T

pH Essencial

Considerando a grande diversidade das nossas escolas parceiras, apresentamos o pH Essencial como a opção de adoção de Itinerários Formativos menos extensa, porém, mais flexível.

Nessa versão é a escola que escolhe quantos e quais Itinerários quer oferecer aos seus alunos.

O pH Essencial conta com 4 Itinerários, de 6 tempos cada:

Linguagens
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Matemática e Física
Biologia e Química

Desse modo o estudante, que já cursa 21 tempos na Formação Geral, adiciona mais 6 tempos de aula, caso a escola monte uma combinação de dois Itinerários ou mais 12 tempos, caso a escola escolha oferecer um Itinerário extra.

Assim a carga horária mínima total do aluno será de 27 ou 33 tempos semanais.

Material do Aluno, por bimestre 1 ou 2 cadernos do(s) itinerário(s) escolhido(s), a depender da oferta de itinerários da escola.
Material do Professor, por bimestre 1 Manual do Professor referente ao componente curricular, incluindo orientações de aula e respostas.

Linguagens

Componente Curricular Tempo(s) de Aula
Lingua Portuguesa 2T
Produção de Texto 3T*
Lingua Inglesa 1T
CH. MÍNIMA TOTAL 6T

(*) No Itinerário de Linguagens, a escola pode livremente decidir oferecer 3 aulas de Produção de Texto e 1 de Língua Inglesa ou 2 de Produção de Texto e 2 de Língua Inglesa.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Componente CurricularTempo(s) de Aula
História2T
Geografia2T
Filosofia1T
Sociologia1T
CH. MÍNIMA TOTAL6T

Matemática e Física

Componente CurricularTempo(s) de Aula
Matemática3T
Física3T
CH. MÍNIMA TOTAL6T

Biologia e Química

Componente CurricularTempo(s) de Aula
Biologia3T
Química3T
CH. MÍNIMA TOTAL6T

Disciplinas Opcionais

O Novo Ensino Médio passa a possibilitar que os estudantes optem por complementar ou expandir suas cargas horárias de Itinerários, cursando disciplinas opcionais (eletivas) em modelo semelhante ao que é ofertado no Ensino Superior.

Projeto de vida(*)

Educação financeira

Empreendendorismo criativo

Língua espanhola

Arte

Para saber mais sobre os cursos eletivos ofertados, procure seu assessor pedagógico ou consultor comercial. (*) Material incluído na oferta (não pode ser vendido separadamente).

Monte sua grade

Passo 1

Escolha a solução que melhor se adequa a sua necessidade

pH Premium

Formação Geral Básica (21 tempos de aula por semana) + Itinerário Formativo Premium (12 tempos de aula por semana)

Quero este

pH Essencial

Formação Geral Básica (21 tempos de aula por semana) + Itinerário(s) Formativo(s) Essencial (6 ou 12 tempos de aula por semana)

Quero este

Monte sua grade

pH Premium Passo 2

Escolha um Itinerário Formativo para simular a grade horária do estudante:

Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Língua Portuguesa 2T
Produção de Texto 3T
Língua Inglesa 1T
História 2T
Geografia 2T
Filosofia 1T
Sociologia 1T
Quero este
OU

Matemática e Ciências da Natureza

Matemática 3T
Física 3T
Química 3T
Biologia 3T
Quero este

Monte sua grade

pH Essencial Passo 2

Escolha um ou dois Itinerários Formativos para simular a grade horária do estudante:

Linguagens

Língua Portuguesa 2T
Produção de Texto 3T
Língua Inglesa 1T
Quero Este

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

História 2T
Geografia 2T
Filosofia 1T
Sociologia 1T
Quero Este

Matemática e Física

Matemática 3T
Física 3T
Quero Este

Biologia e Química

Biologia 3T
Química 3T
Quero Este
Quero este(s)

Monte sua grade -

Arraste e solte os componentes curriculares para a grade horária.

Formação Geral Básica

Língua Portuguesa
Língua Portuguesa
Produção de texto
Produção de texto
Língua Inglesa
História
História
Geografia
Geografia
Filosofia
Sociologia
Matemática I
Matemática I
Matemática II
Matemática II
Física
Física
Química
Química
Biologia
Biologia

Itinerário Formativo

Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra
Extra

Monte sua grade - pH

Recursos

Vídeos

  • O Novo Ensino Médio do Sistema pH
  • Por que temos um Novo Ensino Médio?
  • O que podemos esperar do Novo Ensino Médio?
  • Projeto de vida
  • Formação Geral Básica e a BNCC
  • O que são os Itinerários Formativos?
  • O que não são Itinerários Formativos
  • Eixos estruturantes
  • O calendário do pH
  • pH Premium
  • pH essencial
  • Avaliações
  • O envolvimento dos pais com elementos do novo Ensino Médio
  • Escola Digital pH
  • Empreendedorismo Criativo
  • Empreendedorismo Criativo - parte II
  • Semana do Novo EM - dia 1
  • Semana do Novo EM - dia 2
  • Semana do Novo EM - dia 3

Material de Apoio

  • Guia de Implementação do Novo EM pH
  • Proposta Pedagógica (1º ano)
  • Proposta pedagógica - Projeto de vida e Disciplinas Eletivas
  • Proposta Pedagógica - Língua espanhola e Arte
  • Amostra da Formação Geral Básica pH (EM1)
  • Amostra dos Itinerários Formativos pH (EM1)
  • O Novo Ensino Médio e seu Impacto no Enem

Documentos Oficiais

  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
  • Plano Nacional De Educação - Lei N° 13.005/2014
  • Guia de Implementação do Novo Ensino Médio
  • Referenciais Curriculares para Elaboração de Itinerários Formativos

Preencha o formulário abaixo
para solicitar uma conversa conosco