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    Tudo sobre os Itinerários Formativos

    Nicolle Abreu
    23.09.2020
    • Escola
    5 MIN.

    Devido à grande defasagem de aprendizado identificada no atual Ensino Médio, além do segmento se tratar da etapa da Educação Básica com maior índice de evasão escolar, avaliou-se a necessidade de uma reforma. O Novo Ensino Médio foi reformulado de modo a atender às necessidades dos jovens adequando o ensino às suas expectativas de vida. A principal mudança que podemos pontuar trata-se dos chamados Itinerários Formativos.  

    O objetivo desses Itinerários é encaminhar os jovens pela trilha que melhor atende ao seu Projeto de Vida. Cabe a escola estabelecer quais Itinerários serão oferecidos e, em um trabalho conjunto com os alunos e suas famílias, orientar os jovens para o melhor caminho a ser seguido. Contudo, muitos gestores ainda encontram dúvidas quanto aos Itinerários. 

    Este artigo traz as principais informações sobre os Itinerários Formativos e os impactos de sua implementação no Novo Ensino Médio. Confira! 


    O que não são Itinerários Formativos 

    Grande novidade do Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos ainda representam grandes dúvidas para os gestores quanto a sua implementação. Sendo assim, é importante pontuar o que não pode ser considerado Itinerário Formativo: 

    • Preparativo para vestibulares: o objetivo dos Itinerários Formativos é ser como uma trilha para o Projeto de vida dos alunos. Sendo assim, não se trata de um preparo para os vestibulares ou Enem, já que esse pode não ser o objetivo dos discentes.  
    • Reforço escolar ou tempo para trabalhar exercícios da Formação Geral Básica: os Itinerários não são um tempo extra do aluno na escola para trabalhar o que foi visto na Formação Geral Básica. 
    • Tempo para aula de Educação Física: A LDB inclui no ensino médio, obrigatoriamente, estudos e práticas de educação física, independente da(s) área(s) de aprofundamento que o estudante escolher em seu Itinerário Formativo. Portanto, essas atividades estão incluídas na parte do currículo referente à Formação Geral Básica. 
    • Aula de recuperação: mais uma vez precisamos ressaltar que os Itinerários Formativos precisam ser uma oferta que vai além das disciplinas da Formação Geral Básica. Logo, sua carga horária, de 1200 horas totais, não pode ser utilizada para tratar dos componentes curriculares comuns a todos os alunos.  

    Mas afinal, o que são os Itinerários Formativos? 

    Podemos definir os Itinerários Formativos como um conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas que possibilitam aos estudantes aprofundamento de seus conhecimentos. Trata-se da parte flexível do currículo. Além disso, os Itinerários podem prepará-los tanto para darem sequência aos estudos no Ensino Superior quanto para o mundo do trabalho. Podem estar organizados por área de conhecimento e formação técnica e profissional, ou mobilizar competências e habilidades de diferentes áreas ou da formação técnica e profissional. 

    A escolha dos Itinerários fica a cargo dos estudantes, que podem cursar um ou mais, de forma concomitante ou sequencial. A definição dos Itinerários é feita pelas escolas que possuem autonomia para decidir o que será oferecido, considerando suas particularidades e restrições. Além disso, é importante ressaltar que o objetivo é que esse Itinerários Formativos não sejam aulas expositivas, mas sim ofertados como oficinas, cursos, laboratórios, módulos, projetos etc.  

    A BNCC apresenta cinco Itinerários Formativos que compõem essa carga extra da parte curricular obrigatória. São eles: 

    • linguagens e suas tecnologias;
    • matemática e suas tecnologias; 
    • ciências da natureza e suas tecnologias; 
    • ciências humanas e sociais aplicadas; 
    • formação técnica e profissional.

    Além disso, os Itinerários Formativos são pensados com base em quatro eixos estruturantes, sendo que cada itinerário deve passar por pelo menos um deles (mas preferencialmente todos). Esses eixos estruturantes são: 

    1) Investigação científica: Investigação da realidade, conhecimento de práticas e produções científicas, habilidade de pensar e fazer científico para promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade.  

    2) Processos criativos: Conhecimento de arte, cultura, mídia, do pensar e fazer criativo, construção de soluções inovadoras para a vida em comunidade.  

    3) Mediação e intervenção sociocultural: Conhecimento das questões relacionadas à vida humana e ao planeta, atuação socioambiental e cultural, mediação de conflitos e problemas da comunidade.  

    4) Empreendedorismo: Conhecimento do mundo do trabalho, de iniciativas empreendedoras, articulação do próprio projeto de vida, uso de criatividade e inovação para atuar com protagonismo na comunidade. 

    Como os estudantes serão orientados para a escolha dos Itinerários Formativos? 

    Outra questão diz respeito à própria escolha dos Itinerários pelos alunos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para o Novo Ensino Médio é preciso desenvolver o Projeto de Vida dos alunos. A partir da reflexão para esse projeto é que os jovens, junto ao orientador vocacional, conhecerão as possibilidades do Novo Ensino Médio e, assim, definir por qual ou quais Itinerários seguirá. 

    Cabe a escola, portanto, criar espaços de diálogo, apresentando aos discentes suas possibilidades. Isso pode ser feito a partir de uma avalição dos interesses e objetivos dos alunos. Por isso, o Projeto de Vida é fundamental, já que é ele que guiará os jovens a fazer escolhas responsáveis e conscientes, em diálogo com seus anseios e aptidões.  

    O Novo Ensino Médio 

    Diversos foram os fatores que levaram à reformulação do Ensino Médio Brasileiro. Dentre as mudanças, podemos citar a ampliação da carga horária e a implementação dos Itinerários Formativos. Sendo a parte flexível do currículo, cabe às escolas definirem quais cursos, horários e locais para sua aplicação, e o objetivo disso é que os alunos terminem sua Educação Básica mais bem encaminhados para o que vem a seguir. 

    Para que a implementação das mudanças seja eficiente, é importante conhecer o Novo Ensino Médio. Pensando nisso, preparamos um guia completo com todas as principais informações sobre o segmento, que deve estar 100% implementado nas escolas até 2023. Baixe o guia gratuitamente e depois nos conte o que achou. 

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