A inserção da tecnologia no dia a dia escolar tornou-se inevitável com a pandemia do novo coronavírus. A maior parte das escolas da rede privada do Brasil migrou para o ensino remoto e adotou plataformas educacionais para manter o funcionamento das instituições. Essas plataformas permitiram que as atividades permanecessem, assegurando o mínimo de perda pedagógica.
Com a inserção dessas tecnologias, a realidade da escola digital não pode ser revertida. Neste artigo você verá como os dispositivos eletrônicos podem trabalhar em conjunto com os materiais didáticos nos processos pedagógicos.
Escola digital: a nova realidade
Muito antes da crise de saúde enfrentada pelo mundo, a perspectiva de uma educação mais digital já era almejada por algumas instituições de ensino. As escolas parceiras do Sistema de Ensino pH, por exemplo, contavam com o Plurall Plataforma Educacional. Por meio dele, os alunos tinham acesso ao material didático digital, conteúdos extras e plantão de dúvidas 24 horas. Para a gestão e corpo docente, a ferramenta oferece dados precisos sobre o desenvolvimento dos estudantes tornando as intervenções pedagógicas mais assertivas.
A Plataforma se aprimorou e integrou ferramentas que permitiram aulas síncronas e assíncronas, além do uso de laboratórios de ciências virtual, vídeos como material de apoio extra e recursos que permitem a aplicação de avaliações online. Isso modificou a forma de se enxergar os métodos de ensino-aprendizagem e abriu caminhos para um maior incentivo das metodologias ativas.
Notebooks e cadernos juntos no processo pedagógico
A inserção de práticas pedagógicas digitais pode causar, em um primeiro momento, um estranhamento na comunidade escolar. Contudo, é preciso ressaltar que implementar essas ferramentas não significa excluir o material didático físico da sala de aula.
A grande vantagem do uso do material digital está na fácil atualização e acesso ao conteúdo. Isso significa que, além do aluno ter acesso ao material didático a qualquer hora e lugar sem precisar carregar todos os cadernos, também é possível que o material seja atualizado em uma velocidade maior que o uso dos materiais físicos.
Além disso, a adoção de notebooks por parte das escolas democratiza e facilita o acesso ao material digital. Assim, independentemente do aparelho de celular utilizado pelo aluno, é possível que as atividades sejam desenvolvidas da mesma maneira para todos. O ideal é que esse dispositivo seja de uso específico para educação e para isso surge o pH Learning Book.
pH Learning Book
O pH Learning Book é a solução do Sistema de Ensino pH para facilitar e tornar mais seguro o acesso ao Plurall. Em parceria com a Lenovo, o pH Learning Book disponibiliza um Chromebook no qual todo o conteúdo pedagógico é reunido. Ele conta com um sistema operacional mais leve e durável, além de ser mais seguro e resistente. Ele foi desenvolvido pensando no ambiente digital e atende alunos do 6º ano ao pré-vestibular.
Alinhado às demandas de um mundo conectado e em constante mudança, a plataforma promove conteúdos essenciais para a formação integral dos estudantes, sem deixar de lado as aprovações nos principais vestibulares do país. Pensando nisso, preparamos um guia dos vestibulares para a gestão escolar. Esse material visa a orientar coordenadores e diretores no preparo dos jovens para esses exames conhecendo a fundo suas particularidades.