BlogEscolaTecnologia em sala de aula: conheça os principais recursos

Tecnologia em sala de aula: conheça os principais recursos

O uso da tecnologia em sala de aula possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas, que permitiram a expansão da experiência de aprendizado e aumentaram o interesse e engajamento dos alunos diante os conteúdos propostos.

Diversas mudanças acontecem no mundo diariamente, e isso não foi diferente com a educação, que vem se alterando ao longo dos anos. A escola precisa estar sempre atenta às necessidades do aluno e em constante adaptação para que os estudantes recebam o conhecimento da maneira mais eficaz. Adaptar o ambiente acadêmico para que se aproxime da realidade dos alunos através da implementação da tecnologia em sala de aula tem se mostrado bastante eficiente.

Confira neste artigo os principais usos da tecnologia em sala de aula e quais desafios gestores podem encontrar no trajeto até a implementação das práticas.

As principais tecnologias para a sala de aula

Existem diversas maneiras de implementar o uso das tecnologias em sala de aula. É necessário compreender cada uma delas para que os objetivos almejados sejam alcançados com eficiência. Confira as principais tecnologias a seguir:

Lousa digital:

Uma adaptação do antigo quadro de giz, a lousa digital permite inovação durante as aulas, já que seus muitos recursos possibilitam que o educador explore plataformas audiovisuais, além de contar com a assistência de programas específicos que auxiliam no melhor aprendizado dos conteúdos apresentados.

Gamificação:

Buscando estimular o engajamento dos alunos e trazer para as práticas acadêmicas atividades que se aproximem do universo dos jovens, a gamificação consiste na criação de dinâmicas de games em sala de aula. Baseando- se em jogos digitais é possível definir objetivos, manter o foco dos discentes nas tarefas propostas e estimular uma competição saudável em sala, que além de estimular a atenção dos jovens, garante maior fixação dos conteúdos.

Aplicativos e plataformas para dispositivos móveis:

Durante muito tempo o celular foi motivo de desavença entre alunos e professores. Hoje, o aparelho pode ser utilizado a favor do ensino, já que é a maneira mais prática dos estudantes terem acesso a aplicativos e plataformas didáticas propostas pelos professores. A escolha correta dos aplicativos permite que os educandos extrapolem o ambiente da sala de aula e ampliem seus conhecimentos, como por exemplo, ouvindo podcasts sobre os conteúdos relacionados à disciplina lecionada durante o trajeto até a escola.

Mídias sociais:

Mesmo que sejam comumente utilizadas pelos jovens para entretenimento, as mídias sociais podem ser usadas em favor da educação. Com alunos cada vez mais conectados, redes sociais podem ser utilizadas como estratégia para melhorar o relacionamento entre educandos e educadores. Grupos podem servir para tirar dúvidas rapidamente, propor discussões sobre os assuntos mencionados em sala e desenvolver atividades em grupos.

Material didático digital

Mais leves e modernos que o livro didático, os materiais didáticos digitais são uma ótima opção para melhorar a apresentação dos conteúdos expostos pelo professor. Com recursos audiovisuais e dicionário instantâneo, os materiais digitais podem ajudar a manter a atenção dos alunos no que é proposto e melhorar seu desempenho, já que é possível fazer pesquisas no mesmo dispositivo em que se faz a leitura.

Tecnologia em sala de aula: pontos positivos e negativos

Diante de tanta inovação e ferramentas disponíveis, é preciso fazer um balanço dos pontos positivos e negativos da implementação da tecnologia em sala de aula. Entender esses pontos pode ajudar a decidir quais tecnologias condizem com as propostas acadêmicas de cada escola e assim escolher da melhor maneira o que deve ser implementado.

Tecnologias educacionais expandem as experiências de aprendizado e modificam a forma com que o aluno se relaciona com o conhecimento. Se por um lado o uso de tecnologias na escola requer mais engajamento e planejamento por parte do professor, isso é compensado quando os alunos se mostram mais interessados e seu desempenho nas disciplinas é melhorado. Isso acontece porque o exercício de aprender se torna mais prazeroso.

Os investimentos para efetivar o uso de novas tecnologias na escola demandam que o corpo docente se desenvolva através de treinamentos para que saiba lidar com as novas implementações. Dessa forma, o educador está apto para auxiliar os alunos durante as atividades e lidar melhor com os contratempos que podem surgir, já que a peça chave para o bom desempenho dessas práticas é que o professor tenha bastante atenção e conhecimento na hora de orientar os alunos.

O uso da tecnologia na escola vai além do que é apresentado em sala de aula, pois exige um planejamento maior das práticas por parte dos educadores. Em contrapartida, o professor pode usar a tecnologia para gerenciar melhor o seu tempo, além de acessar informações mais detalhadas a respeito do desempenho dos alunos. Isso ajuda o profissional a visualizar quais conteúdos precisam ser revisados em sala, quais foram absorvidos com eficiência e qual a melhor maneira de desenvolver as atividades.

Conclusão

Existem inúmeras possibilidades e opções disponíveis de tecnologias que podem ser implementadas em sala de aula. Cabe ao gestor definir qual melhor se adequa às propostas pedagógicas da escola e do orçamento disponível para essas mudanças.

Diversos são os resultados da implementação da tecnologia em sala de aula. A redução do índice de evasão escolar é um desses efeitos, já que o uso de tecnologias acadêmicas gera alunos mais engajados e dispostos a aprender. O desenvolvimento da autonomia dos alunos e da melhora da relação aluno-professor é um dos muitos benefícios que essa modernização escolar pode trazer. A implementação de tecnologias em sala de aula contribui para criar uma boa imagem da escola diante a sociedade.

Muitas são as possibilidades para implementar a tecnologia em sala de aula. Quer saber mais sobre esse processo o que mudou em relação à presença da tecnologia nas escolas? Baixe o infográfico gratuito:

principais-tecnologias-para-a-sala-de-aula-cta