Ir para o conteúdo
Sistema pH
Categorias de conteúdo
  • Contexto
  • Escola
  • Nossa Rede
  • Novidades
  • Saiu na Mídia
  • Materiais Educativos
  • Site Sistema pH

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
    Facebook Instagram Instagram
    BlogTecnologiaRecursos tecnológicos: saiba como aplicar na educação
    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin

    Recursos tecnológicos: saiba como aplicar na educação

    Nicolle Abreu
    09.09.2020
    • Tecnologia
    4 MIN.

    Com a presença da tecnologia no dia a dia da sociedade atual, é natural que ela se faça presente também na educação. Os estudantes estão constantemente conectados e demandam por inovações em sala de aula. O uso de recursos tecnológicos na educação é muito interessante, já que tendem a cativar os alunos e torná-los mais interessados no conteúdo das aulas.

    Preparamos este artigo sobre o uso de recursos tecnológicos em sala de aula e sua importância. Confira!


    O uso de recursos tecnológicos na educação

    Existem uma série de opções para a escola quando se fala em recursos tecnológicos em sala de aula. Por existirem variadas ferramentas, a instituição deve realizar uma pesquisa a fim de encontrar soluções que se adequem aos objetivos e à identidade da instituição. Confira abaixo alguns recursos tecnológicos que podem ser utilizados na educação.

    Armazenamento em nuvem

    O armazenamento em nuvem pode ser muito proveitoso para alunos e professores quando aplicado à prática pedagógica. Os educadores podem utilizá-lo para compartilhar textos, apresentações de slides e materiais complementares de estudo.

    Ainda, é possível solicitar que os estudantes realizem atividades por meio das funcionalidades do armazenamento em nuvem. Assim, o docente consegue realizar uma correção mais rápida e os alunos recebem feedback em tempo real.

    Plurall

    O Plurall é uma plataforma de estudos e ensino para alunos, professores, coordenadores e pais. Por meio do Plurall, os alunos podem fazer exercícios, praticando o que viram em sala de aula, assistir a videoaulas, tirar dúvidas com tutores que respondem detalhadamente e acessar a versão digital do material didático.

    Responsáveis e escola podem extrair relatórios de desempenho do resultado dos alunos nos quais as maiores dificuldades são apontadas. Além disso, os professores podem criar suas próprias atividades para enviar aos alunos. Por meio dessas atividades e da análise de dados, os educadores conseguem personalizar as estratégias de ensino.

    Kahoot

    O Kahoot é uma plataforma de aprendizagem gamificada. Por meio dela, é possível criar atividades em que as perguntas aparecem em uma tela compartilhada e os estudantes respondem em seus celulares. A plataforma conta com um banco de questões, mas é possível que os professores criem suas próprias questões.

    Dessa forma, a gamificação, explorada pela plataforma, traz uma série de benefícios ao processo de ensino-aprendizagem, já que estimula os alunos e aumenta o engajamento deles. Características de games como desafios, recompensas e competição estão presentes na plataforma e podem ser exploradas pelos educadores para diversificar a prática pedagógica de sala de aula.

    Google Earth e Google Maps

    O Google Earth e o Google Maps são recursos muito interessantes que podem ser utilizados nas aulas de Geografia, por exemplo. O Maps permite a localização de países, estados, cidades, rios, lagos e locais importantes para a conjuntura geopolítica atual. Por meio do Earth, é possível analisar características como relevo e ter uma visão realista e detalhada de variados lugares do planeta.

    Museu virtual

    Alguns museus possuem uma versão virtual, que permite a visitação por meio do computador. A Capela Sistina, no Vaticano e o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, interior de São Paulo, são exemplos de locais que contam com um tour virtual.

    Esse recurso é muito interessante quando explorado nas aulas de Arte ou História e permite uma verdadeira viagem a museus que estão, muitas vezes, fisicamente distantes.

    A importância dos recursos tecnológicos na educação

    O uso da tecnologia na educação traz uma série de benefícios, tanto para os alunos quanto para os professores. Com recursos tecnológicos em sala de aula, o estudante assume o papel de protagonista em seu aprendizado, já que pode explorar novas formas de adquirir conhecimento e absorver conteúdos.

    Os recursos tecnológicos ainda permitem um respeito à individualidade dos estudantes. Os alunos são possibilitados a interagir de formas diferentes com as atividades que envolvem a tecnologia, de acordo com seu nível de desenvolvimento. Além disso, a tecnologia favorece a interação entre os estudantes. Crianças e jovens tímidos, por exemplo, se sentem mais à vontade para expor suas ideias e opiniões por meio da internet em trabalhos em grupo, sentindo-se, assim, parte do processo de ensino-aprendizagem.

    Assim, a tecnologia em sala de aula, ainda, torna os alunos mais atentos já que, com o uso dela, não percebem que estão consumindo conteúdo e aprendendo. Dessa forma, por estarem se divertindo enquanto aprendem, se distraem menos e ficam mais interessados nas aulas.

    Conclusão

    A tecnologia está cada vez mais presente na educação. Existem uma série de recursos tecnológicos que, quando aplicados ao ensino, trazem diversos benefícios à prática pedagógica e ao processo de ensino-aprendizagem. Plataformas como o Plurall são excelentes para motivar alunos e professores, promovendo uma forma inovadora de realizar atividades e tirar dúvidas.

    O Plurall é uma das soluções do Sistema de Ensino pH. Que tal ter o Plurall na sua escola?

    quero-ter-o-plurall

    Sua escola utiliza algum recurso tecnológico no dia a dia da sala de aula? Comente!

    Compartilhe esse conteúdo

    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
    O que você achou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários:
    Conteúdos relacionados:

    Ensino Híbrido: o que é e como aplicá-lo

    17.03.2021
    • Tecnologia
    6 MIN.

    AVA x EAD: Quais as diferenças?

    21.10.2020
    • Tecnologia
    4 MIN.
    Sistema pH
    Facebook Instagram Instagram

    O Blog De Gota em Gota foi criado pela Plataforma Educacional pH para falarmos de educação, além de trocarmos experiências, ideias e conteúdo, através do compartilhamento de projetos pedagógicos e de gestão de nossas escolas parceiras! Faça parte você também da Rede pH.

    Sistema de Ensino pH SOMOS EDUCAÇÃO