BlogEscolaQuando um mundo para, outros mundos nascem

Quando um mundo para, outros mundos nascem

O aumento dos casos do novo coronavírus no Brasil e a classificação de pandemia emitida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) tornou o primeiro semestre de 2020 em uma grande incerteza. O cenário também significou muitas mudanças para o mundo da educação com escolas paralisando suas atividades ou migrando para o ensino remoto. 

O distanciamento físico coloca a prova as relações humanas e requer a conscientização de que esse isolamento não representa solidão e nem o fim dos valores e princípios que guiam a SOMOS Educação. A escola está presente em cada professor, aluno, coordenador e todos os outros envolvidos nos processos educacionais 

Quando um mundo para, outros mundos nascem 

Utilizar a tecnologia neste momento vai muito além de ministrar e repor conteúdos, mas sim manter todos unidos em um só propósito: enfrentar esta situação amparando aqueles que precisam e tendo em mente que diante de momentos incertos, nos apegamos a certeza de que a educação é um instrumento poderoso e potente para transformar o mundo. Este é o nascimento de um mundo que percebe ser um só. A conexão vai muito além de estar perto e a construção desse novo mundo depende de cada um de nós. 

O Sistema de Ensino pH e o compromisso com a educação

Entendemos, que a atual situação mundial não permitiu que muitas escolas se preparassem para as aulas a distância. Toda essa situação nos fez refletir sobre questões sociais importantes, o convívio com o próximo e nosso papel em sociedade. Com isso, mantendo o comprometimento em ajudar na formação de cidadãos conscientes e preparados para momentos como este, a Plataforma educacional do Sistema de Ensino pH, Plurall, foi estendida para atender a todas as escolas parceiras e apoiar também os anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil neste momento de crise. 

A plataforma permite que o professor publique aulas, ao vivo ou gravadas, e que o aluno use o material didático além de esclarecer dúvidas. São mais de 100 mil questões, jogos, animações e literatura. O objetivo disso é dar apoio as escolas em um momento de tanto medo e incerteza. Diante de uma situação global tão grave, o senso de coletividade passa a ser imprescindível.  

Para ir além das ações com nossas escolas parceiras, o Stoodi, outra plataforma educacional parceira da SOMOS Educação e do Sistema de Ensino pH, foi disponibilizada para todos por 30 dias de maneira gratuita. Com foco na preparação para o Enem e vestibulares das principais universidades do Brasil, o Stoodi fornece videoaulas, exercícios e resumos de todas as disciplinas, complementando a aprendizagem da sala de aula quando e da forma que quiserem. 

Além disso, o pH preparou um Webnário digital, para auxiliar os profissionais da educação na condução das aulas neste momento. Muito mais do que transmitir os conteúdos curriculares é necessário compreender as necessidades dos professores, alunos e suas famíliasneste momento. Pensando nisso, o webnário transmitido através do Youtube conta com discussões sobre o cenário das aulas remotas para a educação infantil no momento da alfabetização, além de como preparar aulas remotas para os anos iniciais do Ensino Fundamental e aplicar simulados online. 

Ao mesmo tempo, disponibilizamos gratuitamente diversos materiais em nossa biblioteca de conteúdos. Esperamos que eles possam contribuir de alguma forma com o momento que estamos passando. Todos foram feitos com muita dedicação para possibilitar uma leitura agradável e construtiva. 

materiais educativos