BlogContextoProjeto Pró-Cidadania – Colégio Integrado

Projeto Pró-Cidadania – Colégio Integrado

O Colégio Integrado começou, em maio de 2019, o Projeto Pró-Cidadania. O projeto acontece por meio de encontros a cada 20 dias, com duração de 45 minutos cada, e é voltado aos alunos do Ensino Médio da escola.

A iniciativa surgiu por meio do desejo de Thiago, coordenador pedagógico do Ensino Médio, de que os alunos tivessem contato com questões de cidadania. Mesmo que de forma pouco aprofundada, queria propiciar que os estudantes sejam capazes de analisar fatos que acontecem em nossa sociedade.

O primeiro encontro foi ministrado pelo professor Robervani Prado, coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Integrado, sendo uma introdução com o objetivo de destacar a importância da inserção do jovem na sociedade. Ainda, explicou sobre os três poderes que regem o Brasil, tratou da Constituição Federal e das leis brasileiras.

Os encontros seguintes foram realizados com professores de variadas áreas do Direito, como direito do consumidor, a estrutura do governo, direitos trabalhistas, atuação nos meios eletrônicos e suas leis, comunicação por meios virtuais e redes sociais.

O professor Robervani Prado conta que o objetivo principal era incentivar o pensamento crítico dos estudantes. Relata, ainda, que os alunos começaram os encontros um pouco tímidos, mas que agora têm participado ativamente dos debates e sente que o aproveitamento está sendo muito bom.

A ideia do projeto é de encontros mais práticos, que envolvam muitos debates e permitam que os alunos tirem suas dúvidas. Aulas que permitem mais participação dos discentes são muito enriquecedoras para o processo de ensino-aprendizagem, já que engajam e interessam os estudantes. A tecnologia é uma outra maneira de interessar e engajar os alunos no conteúdo discutido em sala. Confira o infográfico gratuito sobre o tema:

Sua escola tem iniciativas como essa? Comente!