Previsto desde 2014 pelo Plano Nacional de Educação (PNE), o Novo Ensino Médio propõe mudanças para corrigir as defasagens do segmento. Como resposta às novas necessidades dos estudantes, o intuito é que o ensino tenha significado para os jovens adequando-se aos seus objetivos.
Compreendendo que já que os jovens e suas famílias possuem históricos distintos seus objetivos e destinos também se diferenciam. Desse modo, a padronização do currículo do segmento, como acontece no modelo atual, nem sempre atende às expectativas e anseios de estudantes tão diferentes entre si. Para garantir o significado do processo de ensino–aprendizagem, a reforma do Ensino Médio propõe o trabalho do chamado Projeto de Vida. Esse projeto será toda a base da construção da educação dos alunos e alunas que cursarem os anos finais da Educação Básica e, por isso, conhecê-lo é fundamental.
Veja neste artigo o que é o Projeto de Vida, quais são os seus objetivos e como ele pode ser trabalhado pela escola. Confira!
O que é o Projeto de Vida
O Projeto de Vida trata de um dos pilares do Novo Ensino Médio. Será a partir dele que os alunos traçarão seus planos de estudos e, assim, serão capazes de fazer a escolha dos Itinerários Formativos de maneira mais assertiva, por exemplo. Contudo, não se trata apenas da jornada acadêmica do discente. A partir do Projeto de Vida, a escola também trabalhará o desenvolvimento do autoconhecimento do estudante, de sua formação para convivência, ética, cidadania, autoconfiança e resiliência. Basicamente, o trabalho do Projeto de Vida formará adultos mais preparados para o mundo e seus desafios, sejam profissionais ou pessoais.
De acordo com Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, o Projeto de Vida “faz parte do percurso formativo do aluno ao longo do Ensino Médio, e a escola deve dar o suporte para que o aluno faça suas escolhas e tenha uma visão mais ampla de mundo, sociedade e de si mesmo”.
Para conferir na íntegra as explicações do professor e diretor sobre o Projeto de Vídeo, veja o vídeo abaixo.
Como trabalhar o Projeto de Vida dos alunos
Trabalhar o Projeto de Vida dos discentes é uma tarefa que demanda muita atenção e cuidado por parte dos gestores. O ideal é que a escola tenha um profissional que se dedique a essa atividade, podendo ser um professor ou um orientador vocacional.
Contudo, é importante cuidar para que o trabalho do Projeto de Vida não seja mais uma tarefa em uma rotina de funções acumuladas, então converse com o seu corpo docente e entenda se eles se consideram aptos para realizar tal atividade. Desse modo, ressalta-se sempre a importância de um material flexível para realizar esse projeto e que não se prense ao que já é utilizado na grade curricular normal. O Projeto de Vida é algo totalmente novo e seu material deve seguir essa premissa.
Além disso, muitas escolas contam com a presença de um orientador vocacional, cujo trabalho é ideal para trabalhar o Projeto de Vida. Isso porque, é através da atuação desse profissional que é possível traçar estratégias para a orientação dos discentes. Lembre-se sempre de que estamos falando de pessoas jovens que estão prestes a tomar decisões muito importantes para o seu futuro, e que o papel da escola é orientar os caminhos pelos quais ele pode seguir.
O Projeto de Vida e os Itinerários Formativos
Os Itinerários Formativos tratam da parte flexível do currículo. São diferentes caminhos que os alunos podem trilhar de modo a atingir seus objetivos acadêmicos ou profissionais. Contudo, como os alunos podem definir essas trilhas? Qual a melhor maneira de orientar os jovens na sua tomada de decisão? O Projeto de Vida é a resposta para essas perguntas.
A partir do Projeto de Vida o orientador vocacional consegue compreender melhor os objetivos que os discentes buscam alcançar e, assim, a orientação se torna mais eficiente. Além disso, essa é uma maneira concreta que oferecer aos jovens o significado e propósito de seus estudos. Quando eles sabem aonde querem chegar e compreendem o que precisa ser feito para atingir seus objetivos, o processo de ensino–aprendizagem ganha significado e é possível identificar melhoras no desempenho.
Entendendo todas as conexões em que o Novo Ensino Médio foi construído, é muito importante e necessário que a gestão compreenda seu funcionamento e propósito. Os Itinerários Formativos, por exemplo, são trabalhados baseando-se no Projeto de Vida dos alunos. Assim, preparamos um material gratuito com tudo que você precisa saber sobre os Itinerários Formativos.