Ir para o conteúdo
Sistema pH
Categorias de conteúdo
  • Contexto
  • Escola
  • Nossa Rede
  • Novidades
  • Saiu na Mídia
  • Materiais Educativos
  • Site Sistema pH

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
    Facebook Instagram Instagram
    BlogEscolaProjeto de Vida: o que diz a BNCC?
    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin

    Projeto de Vida: o que diz a BNCC?

    Nicolle Abreu
    07.04.2021
    • Escola
    4 MIN.

    Previsto desde 2014 pelo Plano Nacional de Educação (PNE), o Novo Ensino Médio propõe mudanças para corrigir as defasagens do segmento. Como resposta às novas necessidades dos estudantes, o intuito é que o ensino tenha significado para os jovens adequando-se aos seus objetivos.  

    Compreendendo que já que os jovens e suas famílias possuem históricos distintos seus objetivos e destinos também se diferenciam. Desse modo, a padronização do currículo do segmento, como acontece no modelo atual, nem sempre atende às expectativas e anseios de estudantes tão diferentes entre si. Para garantir o significado do processo de ensino–aprendizagem, a reforma do Ensino Médio propõe o trabalho do chamado Projeto de Vida. Esse projeto será toda a base da construção da educação dos alunos e alunas que cursarem os anos finais da Educação Básica e, por isso, conhecê-lo é fundamental. 

    Veja neste artigo o que é o Projeto de Vida, quais são os seus objetivos e como ele pode ser trabalhado pela escola. Confira! 


    O que é o Projeto de Vida 

    O Projeto de Vida trata de um dos pilares do Novo Ensino Médio. Será a partir dele que os alunos traçarão seus planos de estudos e, assim, serão capazes de fazer a escolha dos Itinerários Formativos de maneira mais assertiva, por exemplo. Contudo, não se trata apenas da jornada acadêmica do discente. A partir do Projeto de Vida, a escola também trabalhará o desenvolvimento do autoconhecimento do estudante, de sua formação para convivência, ética, cidadania, autoconfiança e resiliência. Basicamente, o trabalho do Projeto de Vida formará adultos mais preparados para o mundo e seus desafios, sejam profissionais ou pessoais.  

    De acordo com Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, o Projeto de Vida “faz parte do percurso formativo do aluno ao longo do Ensino Médio, e a escola deve dar o suporte para que o aluno faça suas escolhas e tenha uma visão mais ampla de mundo, sociedade e de si mesmo”. 

    Para conferir na íntegra as explicações do professor e diretor sobre o Projeto de Vídeo, veja o vídeo abaixo. 

    Como trabalhar o Projeto de Vida dos alunos 

    Trabalhar o Projeto de Vida dos discentes é uma tarefa que demanda muita atenção e cuidado por parte dos gestores. O ideal é que a escola tenha um profissional que se dedique a essa atividade, podendo ser um professor ou um orientador vocacional.  

    Contudo, é importante cuidar para que o trabalho do Projeto de Vida não seja mais uma tarefa em uma rotina de funções acumuladas, então converse com o seu corpo docente e entenda se eles se consideram aptos para realizar tal atividade. Desse modo, ressalta-se sempre a importância de um material flexível para realizar esse projeto e que não se prense ao que já é utilizado na grade curricular normal. O Projeto de Vida é algo totalmente novo e seu material deve seguir essa premissa.  

    Além disso, muitas escolas contam com a presença de um orientador vocacional, cujo trabalho é ideal para trabalhar o Projeto de Vida. Isso porque, é através da atuação desse profissional que é possível traçar estratégias para a orientação dos discentes. Lembre-se sempre de que estamos falando de pessoas jovens que estão prestes a tomar decisões muito importantes para o seu futuro, e que o papel da escola é orientar os caminhos pelos quais ele pode seguir.  

    O Projeto de Vida e os Itinerários Formativos 

    Os Itinerários Formativos tratam da parte flexível do currículo. São diferentes caminhos que os alunos podem trilhar de modo a atingir seus objetivos acadêmicos ou profissionais. Contudo, como os alunos podem definir essas trilhas? Qual a melhor maneira de orientar os jovens na sua tomada de decisão?  O Projeto de Vida é a resposta para essas perguntas. 

    A partir do Projeto de Vida o orientador vocacional consegue compreender melhor os objetivos que os discentes buscam alcançar e, assim, a orientação se torna mais eficiente. Além disso, essa é uma maneira concreta que oferecer aos jovens o significado e propósito de seus estudos. Quando eles sabem aonde querem chegar e compreendem o que precisa ser feito para atingir seus objetivos, o processo de ensino–aprendizagem ganha significado e é possível identificar melhoras no desempenho.  

    Entendendo todas as conexões em que o Novo Ensino Médio foi construído, é muito importante e necessário que a gestão compreenda seu funcionamento e propósito. Os Itinerários Formativos, por exemplo, são trabalhados baseando-se no Projeto de Vida dos alunos. Assim, preparamos um material gratuito com tudo que você precisa saber sobre os Itinerários Formativos. 

    Compartilhe esse conteúdo

    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
    O que você achou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários:
    Conteúdos relacionados:

    BNCC e o Novo Ensino Médio

    31.03.2021
    • Escola
    9 MIN.

    Entenda o Novo Ensino Médio

    22.03.2021
    • Escola
    6 MIN.
    Sistema pH
    Facebook Instagram Instagram

    O Blog De Gota em Gota foi criado pela Plataforma Educacional pH para falarmos de educação, além de trocarmos experiências, ideias e conteúdo, através do compartilhamento de projetos pedagógicos e de gestão de nossas escolas parceiras! Faça parte você também da Rede pH.

    Sistema de Ensino pH SOMOS EDUCAÇÃO