Ir para o conteúdo
Sistema pH
Categorias de conteúdo
  • Contexto
  • Escola
  • Nossa Rede
  • Novidades
  • Saiu na Mídia
  • Materiais Educativos
  • Site Sistema pH

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
    Facebook Instagram Instagram
    BlogTecnologiaPlurall: conheça a Plataforma Educacional
    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin

    Plurall: conheça a Plataforma Educacional

    Nicolle Abreu
    13.08.2020
    • Tecnologia
    11 MIN.

    Engajar os discentes e diversificar as práticas educacionais têm sido alguns dos muitos desafios enfrentados por escolas e educadores. As tecnologias educacionais surgem neste contexto para auxiliar os docentes e transformar os métodos educacionais. Em tempos de crise como o que vivemos com o Covid-19, o uso das Plataformas Educacionais como o Plurall tornou possível dar continuidade às práticas escolares.

    Além disso, o uso dessas plataformas garantiu que as escolas não fossem tão prejudicadas pela crise. Por continuarem a oferecer seu serviço sem rupturas, os mantenedores garantem a manutenção de suas receitas de modo que, garantir o cumprimento dos contratos salariais dos docentes também é possível, já que eles também continuam a exercer sua função.

    Para o Sistema de Ensino pH, migrar suas atividades para o regime remoto é manter seu compromisso com a aprendizagem, a formação e o resultado. A Plataforma Plurall já é utilizada pelo sistema para garantir a cultura da rotina de estudo para os alunos. Neste momento tão delicado, ela garante a conexão entre os membros da comunidade escolar. Pensando nisso, preparamos este artigo com o passo a passo para a acessar o Plurall e quais as funcionalidades da plataforma. Confira!


    O Plurall

    Quando tratamos do Plurall, falamos sobre um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Suas funcionalidades estão à disposição de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, atendendo às necessidades de estudantes, professores e gestores, a qualquer momento do dia.

    Ele permite acessar os materiais didáticos, vídeos de apoio ao conteúdo, listas de exercícios e tutores preparados para sanar as dúvidas dos jovens através do Plantão de Dúvidas. Além disso, a plataforma garante que o material didático esteja sempre à mão dos discentes, podendo realizar marcações e anotações no material digital.

    Como Acessar

    Para utilizar o Plurall basta fazer download do aplicativo no seu celular ou tablet, ou acessar o site www.plurall.net e realizar o seu cadastro. Para as escolas parceiras, o código de acesso à plataforma é fornecido para os gestores, enquanto os alunos recebem o código através do material didático.

    As funcionalidades do Plurall

    Para as escolas parceiras do Sistema de Ensino pH todas as funcionalidades da plataforma estão disponíveis. Desse modo, os alunos podem acessar seu material didático digitalmente, além de se comunicar com o corpo docente através da plataforma e retirar suas dúvidas, seja com os professores, seja com os tutores do Plurall.

    Isso garante que os alunos consigam realizar todas as suas atividades dentro do aplicativo, sem precisar recorrer a fontes não seguras ou não confiáveis através de sites de busca. Com isso, os professores e gestores conseguem ter acesso a relatórios de engajamento e saber exatamente quais funcionalidades estão sendo utilizadas e quais alunos realmente utilizam a plataforma.

    Com foco no vestibular, as funcionalidades voltadas para o Ensino Médio garantem um sistema de correção TRI. Usualmente as escolas utilizam a Teoria Clássica dos Testes para a correção, o que não dá aos jovens referências para a realização do Enem. O Plurall oferece Avaliações TRI, onde o desempenho dos alunos pode ser avaliado e mensurado pelas exigências do Exame Nacional do Ensino Médio.

    Além das atividades presentes na plataforma, os professores podem elaborar suas próprias questões e disponibilizá-las no Plurall, além do envio de conteúdos diversos. Essa funcionalidade também permite o envio de relatórios de desempenho. Isso garante que todas as intervenções pedagógicas sejam baseadas em dados atualizados.

    A parceria entre Plurall e Google Hangouts vem em 2020 como mais uma prova do compromisso da plataforma pela educação de qualidade. Através da nova funcionalidade, professores podem oferecer aulas ao vivo, permitindo interação entre docente e alunos em momentos de isolamento social como o vivido durante o Covid-19.

    Matific

    Em 2020 o Plurall implementou mais uma funcionalidade à plataforma: o Matific. Trata-se de uma plataforma de Matemática online, internacionalmente premiada, que atende alunos desde a Educação Infantil, a partir dos 4 anos, até o 6º ano do Ensino Fundamental. Com atividades lúdicas e interativas, a plataforma estimula a autodescoberta e permite que os alunos se envolvam em situações concretas, levando-os a analisar o problema desenvolvendo o pensamento estratégico e uma capacidade crescente e sofisticada de pensamento lógico.

    A Matific apoia qualquer abordagem de ensino ou estilo de aprendizado do aluno. A instituição decide o que é melhor para a sala de aula, sendo possível criar planos de aula personalizados, monitorar o progresso dos alunos ou selecionar cursos automatizados, alinhados ao padrão para aprendizado autônomo. São mais de 1500 jogos e atividades lúdicas e mais de 600 planos de aula, tudo alinhado à BNCC.

    CloudLabs

    O CloudLabs é um laboratório virtual de física, química e biologia com práticas interativas e simuladores 3D. Associadas aos laboratórios estão dezenas de atividades práticas, adequadas ao Ensino Médio, e que podem ser enviadas separadamente às turmas, de acordo com o cronograma elaborado pela escola.

    A cada prática o estudante terá que resolver desafios, como, por exemplo, conseguir que um objeto percorra a distância total de um trilho, em Movimento Retilíneo Uniforme, ao calcular corretamente a velocidade que deve ser aplicada considerando o tempo informado pela própria atividade. Um diferencial do CloudLabs: os valores para cálculo das atividades são sempre diferentes a cada acesso, ou seja, cada estudante terá uma base de valores única, evitando assim colas.

    Após a realização dos desafios, o aluno ainda responde a uma avaliação final de fixação. As taxas de acerto dessa avaliação, a quantidade de tentativas para a realização dos desafios e o tempo para a execução da tarefa são sistematizados em um relatório final que também trará novas atividades complementares.

    Google Jamboard

    Visando o aprimoramento da experiência de alunos e professores nas aulas digitais, o Google Jamboard foi integrado ao Plurall. Trata-se de uma ferramenta colaborativa de lousa/quadro branco digital. Nela o professore pode anotar, ilustrar, produzir conteúdos, mapas e esquemas para a deixar as aulas mais dinâmicas e interativas. Outro benefício é que a ferramenta é colaborativa, ou seja, os docentes podem compartilhar o quadro com os alunos e convidá-los a participar.

    Modo Aula

    Outra possibilidade para as aulas online é o “Modo Aula”. Essa novidade facilita a dinâmica de exibição e exploração dos cadernos digitais durante a exibição da aula online. Na área de cadernos digitais o professore pode anotar, desenhar e rabiscar a vontade nesses materiais durante a aula. Basta utiliza a ferramenta de nota, texto e forma livre que ao término da aula tudo é descartado sem que o docente perca tempo apagando essas anotações.

    Twig e TigTag

    Essas ferramentas oferecem aos docentes pequenos vídeos de apoio. Desse modo, é possível flexibilizar as aulas, possibilitando a adoção de metodologias ativas. Twig e TigTag são voltados para os anos iniciais do Ensino Fundamental e podem se encaixar na introdução de um conceito, resumo de um tópico ou até mesmo embasar discussões e debates nas aulas de ciências e geografia.

    Os benefícios do Plurall

    Engajamento tecnológico

    Este ponto é voltado principalmente para os alunos. Vivendo em um mundo altamente tecnológico e acostumados a utilizar todos os recursos que ele disponibiliza, inserir a tecnologia no ambiente escolar é aproximar o processo de ensino-aprendizagem da realidade dos jovens e assim garantir seu engajamento.

    A equipe do Plurall, sempre pensando em auxiliar as escolas em seus desafios diários, preparou um podcast com assuntos sobre educação – o PlurallCast. Ouça o programa “Professores – o que é ser um professor moderador”:

    PlurallCast · PROFESSORES – O que é ser um professor inovador?

    Praticidade

    O acesso à plataforma é simples, fácil e prático. Ela garante que professores e alunos acessem seus recursos a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, tornando o aprendizado flexível.

    Plantão de dúvidas

    Essa funcionalidade é um dos principais benefícios para o aluno, já que possibilita o esclarecimento de dúvidas de forma personalizada, confiável e anônima.

    Alinhamento a metodologia

    A plataforma, além de fornecer conteúdo confiável, ainda garante que ele esteja alinhado a metodologia do material didático utilizado pela escola, garantindo harmonia nas práticas e resultados.

    Conteúdo extras

    O Plurall ainda garante que as práticas educacionais ultrapassem os limites do material didático. Sendo assim, os docentes podem utilizar recursos em vídeo, jogos, podcasts e vídeos interativos. Isso garante melhor aproveitamento do conteúdo.

    Relatórios precisos

    Um dos grandes déficits que as escolas encontram é na hora de aplicar as intervenções pedagógicas. Baseando-se em avaliações normalmente efetuadas no final de um bimestre, o diagnóstico pode ser tardio. Os relatórios do Plurall são baseados nas atividades que os alunos realizam semanalmente, garantindo um diagnóstico rápido e preciso, para que em seguida as intervenções pedagógicas sejam assertivas.

    Metodologias inovadoras

    O Plurall ainda garante a aplicação de metodologias inovadoras através de recursos de mídia, envio de conteúdos que permitem a adoção da sala de aula invertida e os próprios relatórios diagnósticos, capazes de possibilitar o melhor preparo e aplicação das atividades.

    Alinhamento à BNCC

    A Plataforma permite e incentiva a autonomia e gestão dos alunos. Além disso, como mencionado na competência 4 da BNCC, a ferramenta é prática e permite trabalhar diferentes tipos de linguagem com os alunos.

    Competência 4: Utilizar diferentes linguagens- verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital – bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo

    A BNCC também menciona a importância de se facilitar a difusão de conteúdos para os alunos. A plataforma permite explorar a consciência e a crítica em um ambiente digital controlado pelo professor.

    Competência 5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

    Os pH’s

    Um importante recurso do Sistema de Ensino pH são os pH’s ou pHzinhos. Trata-se de um sistema de avaliação continuada proposto pelo Sistema de Ensino pH. São listas de exercícios com 10 questões de múltipla escolha para cada módulo do material didático. Os pHs são realizados por meio do Plurall, plataforma digital parceira do pH. Esse sistema de avaliação continuada tem o objetivo de verificar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem e indica aos professores e aos alunos os pontos fortes e os pontos que precisam de atenção.

    Os pHs têm o objetivo de manter o aluno estudando e revisando o conteúdo continuamente, a fim de criar um hábito de estudos e evitar que o conteúdo seja estudado apenas na véspera da prova. Ele permite que um diagnóstico sobre o desenvolvimento dos alunos seja feito a tempo de uma intervenção. Muitas vezes, as avaliações tradicionais são aplicadas ao final de um semestre, onde não é possível realizar uma recuperação pedagógica, já que o docente só percebe a defasagem da turma ao fim do período.

    Dessa forma, os pHs servem como diagnóstico da qualidade do ensino na escola. Serve como ferramenta para que os coordenadores pedagógicos avaliem o desempenho da turma e dos seus professores. Ainda, fornece, por meio de relatórios emitidos pelo sistema, uma análise do desenvolvimento da escola, contribuindo com dados para que a escola crie estratégias para preencher eventuais lacunas de aprendizado.

    O compromisso com educação

    O Sistema de Ensino pH reconhece a relevância e a importância da presença da tecnologia dentro das escolas. Por isso, conta com recursos que objetivam a melhoria dos processos e das práticas pedagógicas. O Plurall, os pHs e o portal do pH muito contribuem com o dia a dia da instituição de ensino e são ferramentas que podem ser utilizadas para a melhoria do desempenho dos estudantes.

    Além disso, a implementação dessas tecnologias auxilia nos desafios do futuro e garantem que os processos educacionais se mantenham em tempos de crise. O compromisso do Sistema de Ensino pH é com o poder transformador da educação, sabendo que o papel da escola não é apenas apresentar as jovens as disciplinas curriculares, mas garantir a formação de cidadãos críticos e preparados para as adversidades da vida.

    A Plataforma Plurall garante muitos relatórios úteis na hora de aplicar as intervenções pedagógicas, além de diversos outros recursos para criar uma rotina de estudos nos jovens, otimizar a rotina dos professores e o acompanhamento da gestão. Gostou da plataforma e quer ter o Plurall na sua escola? Converse com um de nossos especialistas.

    Compartilhe esse conteúdo

    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
    O que você achou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários:
    Conteúdos relacionados:

    AVA x EAD: Quais as diferenças?

    21.10.2020
    • Tecnologia
    4 MIN.

    Recursos tecnológicos: saiba como aplicar na educação

    09.09.2020
    • Tecnologia
    4 MIN.
    Sistema pH
    Facebook Instagram Instagram

    O Blog De Gota em Gota foi criado pela Plataforma Educacional pH para falarmos de educação, além de trocarmos experiências, ideias e conteúdo, através do compartilhamento de projetos pedagógicos e de gestão de nossas escolas parceiras! Faça parte você também da Rede pH.

    Sistema de Ensino pH SOMOS EDUCAÇÃO