Ir para o conteúdo
Sistema pH
Categorias de conteúdo
  • Contexto
  • Escola
  • Nossa Rede
  • Novidades
  • Saiu na Mídia
  • Materiais Educativos
  • Site Sistema pH

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
    Facebook Instagram Instagram
    BlogEscolaPerguntas e respostas sobre o Novo Ensino Médio
    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin

    Perguntas e respostas sobre o Novo Ensino Médio

    Nicolle Abreu
    30.09.2020
    • Escola
    5 MIN.

    Uma das grandes novidades da Educação Básica é o Novo Ensino Médio. Buscando corrigir as defasagens do atual segmento, a reformulação prevê o aumento da carga horária, o desenvolvimento do projeto de vida dos alunos e a implementação de uma parte flexível do currículo – os Itinerários Formativos. Previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Plano Nacional de Educação (PNE) e embasado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Novo Ensino Médio busca reduzir a evasão escolar e os baixos níveis de aprendizagem. 

    A implementação do Novo Ensino Médio será feita de forma gradual, portanto a maioria das escolas já adaptam seus materiais e se preparam para as mudanças exigidas. Contudo, muitas dúvidas ainda permeiam a reformulação do segmento. Pensando nisso, preparamos este artigo com perguntas e respostas sobre o Novo Ensino Médio. Confira! 


    Perguntas e respostas sobre o Novo Ensino Médio 

    O que é o Novo Ensino Médio? 

    Em 2017, uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. Essas alterações ampliam o tempo mínimo do estudante na escola para 3.000 horas totais, até 2022. Além disso, também define uma nova organização curricular, mais flexível, contemplando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolha para os estudantes. 

    O Novo Ensino Médio possibilita maior autonomia e protagonismo dos jovens através da escolha dos Itinerários Formativos. A mudança objetiva garantir a oferta de uma educação de qualidade que atenda a todos, além de aproximar as escolas da realidade dos discentes, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.   

    O que a BNCC diz sobre o Novo ensino Médio? 

    A Base Nacional Comum Curricular é o documento norteador da reelaboração dos currículos de referência das escolas de todo o Brasil. Trazendo conhecimentos essenciais, as competências e habilidade pretendidas para os jovens, a Base busca promover a elevação da qualidade do ensino do país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de Educação Básica. Para o Novo Ensino Médio, a carga horária voltada para a Formação Geral Básica – aquela que é comum a todos os alunos e que busca desenvolver o currículo pautado na BNCC- deve ser de 1.800 horas totais. As 1.200 horas restantes devem ser destinadas aos Itinerários Formativos, parte flexível do currículo e espaço de escolha dos estudantes. 

    O que são os Itinerários Formativos? 

    Os Itinerário Formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, e outras situações de trabalho que o estudante pode escolher cursar no Novo Ensino Médio. Ele pode se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas. 

    Fica a cargo da escola a definição de quais Itinerários Formativos irá ofertar. A sugestão é que a gestão leve em consideração às necessidades da comunidade e que o processo envolva a participação de todos.  

    Como ficará o Enem com as mudanças do Novo Ensino Médio? 

    A Lei do Novo Ensino Médio, que altera a LDB, não trata especificamente do Enem. Contudo, o MEC compreende que uma adequação do exame à BNCC é necessária. Sendo assim, o Exame Nacional do Ensino Médio deve sofrer adaptações em suas diretrizes, ainda não elaboradas e divulgadas até o presente momento. 

    O que é o Projeto de Vida dos estudantes? 

    O Projeto de Vida se torna um item obrigatório no Novo Ensino Médio para todas as escolas. Nele serão desenvolvidas habilidades como compreensão, cooperatividade, autonomia, responsabilidade, saber defender as ideias individuais, respeito e pensamento crítico sobre o mundo ao redor. 

    “Os currículos do Ensino Médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais” (ART.35-A, § 7º, LDB).  

    Quais são os benefícios do Novo Ensino Médio para os estudantes? 

    O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e expectativas dos jovens, estimulando o protagonismo juvenil através da escolha dos Itinerários Formativos. O currículo possibilita aos estudantes aprofundar seus estudos nas áreas de conhecimento com as quais mais se identificam. Isso contribui para um maior interesse dos discentes pela escola e consequentemente aumenta suas chances de permanência e melhoria dos resultados de aprendizagem. 

    O Novo Ensino Médio exclui disciplinas do currículo? 

    O Novo Ensino Médio não exclui disciplinas do currículo. Na proposta da BNCC, o segmento mobiliza conhecimentos de todos os componentes curriculares em suas competências e habilidades, tornando-os obrigatórios. Os currículos de referência e os Projetos Pedagógicos das escolas definirão a organização e forma de ensino dos conteúdos, considerando as particularidades de cada região.  

    Como será a formação dos professores? 

    A formação de professores para atuar na Educação Básica, conforme disposto na LDB, será realizada em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a formação em nível médio, na modalidade normal (LDB, Art. 62). 

    Os profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica também podem atuar na Educação Básica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação (Art. 61, V). 

    A implementação do Novo Ensino Médio 

    A implementação do Novo Ensino Médio ocorrerá de forma gradual até 2022. A reformulação permite que as escolas se adequem de acordo com suas limitações, desde que siga o que a Lei do Novo Ensino Médio e a BNCC preveem. Isso porque, apesar da flexibilidade do novo currículo, existe a obrigatoriedade de que as escolas ofertem os Itinerários Formativos e trabalhe o Projeto de Vida dos jovens ao longo de sua trajetória escolar.  

    Muitas instituições já reelaboram seus materiais e traçam planos para a implementação. O Sistema de Ensino pH começa a adotar o material reformulado para o 1º ano do Ensino Médio a partir de 2021. Para conhecer a proposta do sistema, acesse o catálogo gratuitamente.  

    Compartilhe esse conteúdo

    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
    O que você achou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários:
    Conteúdos relacionados:

    Projeto de Vida: o que diz a BNCC?

    07.04.2021
    • Escola
    4 MIN.

    BNCC e o Novo Ensino Médio

    31.03.2021
    • Escola
    9 MIN.
    Sistema pH
    Facebook Instagram Instagram

    O Blog De Gota em Gota foi criado pela Plataforma Educacional pH para falarmos de educação, além de trocarmos experiências, ideias e conteúdo, através do compartilhamento de projetos pedagógicos e de gestão de nossas escolas parceiras! Faça parte você também da Rede pH.

    Sistema de Ensino pH SOMOS EDUCAÇÃO