Engajar os discentes e desenvolver novas estratégias pedagógicas pode ser um desafio para muitas escolas. Além disso, em tempos de pandemia, a necessidade de inovar as práticas educacionais de modo a atingir os alunos mesmo à distância se mostrou muito pertinente. Assim, o Plurall, plataforma educacional do Sistema de Ensino pH, se tornou a maior plataforma de ensino digital do país.
Com diversos recursos integrados, como o Google Hangouts que permitiu que aulas síncronas fossem possíveis, ou o CloudLabs que levou laboratório de química e biologia para a casa dos jovens, a plataforma inova mais uma vez acrescentando ao Plurall Maestro as ferramentas de apoio ao professor, Twig e TigTag. A novidade reforça o compromisso do Sistema de Ensino pH com a aprendizagem, a formação e o resultado.
Assim, veja neste artigo tudo sobre o novo recurso e como ele pode agregar às aulas de ciências e geografia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Confira!
Twig e TigTag
As ferramentas Twig e TigTag trazem vídeos curtos de apoio para os professores durante suas aulas. Elas já estavam disponíveis em mais de 50 países e agora pertencem ao Plurall Maestro. Suas funcionalidades permitem a flexibilização das aulas, dando ao docente a possibilidade de adotar a estratégias que melhor considerar ao preparar sua aula.
Os vídeos podem se encaixar na introdução de um conceito, no resumo de um tópico ou até mesmo para embasar debates e reflexões entre a turma. O novo recurso também pode ser utilizado para o trabalho das metodologias ativas, já que os alunos podem acessar as pílulas de conhecimento em casa como parte de um dever, revisão de conteúdos ou até mesmo fonte de pesquisa.
Os vídeos podem ser encontrados na plataforma do Plurall. Para acessá-los no Maestro, basta entrar em “Meus conteúdos” e buscar em tipos de conteúdo pelo filtro “Materiais do banco”.
Para uma aula de ciências sobre genética, por exemplo, é possível acessar materiais como “o primeiro clone humano”. Esse material pode ser apresentado em sala de aula pelo professor, ou enviado por ele para que os alunos realizem alguma atividade relacionado ao material.
Seu envio é fácil. Basta que o docente selecione a turma para qual deseja enviar o material:
Configurar o envio com data e hora
Em seguida, é só acompanhar o desenvolvimento dos discentes
As metodologias ativas
As metodologias ativas buscam que o aluno seja protagonista do seu processo de aprendizagem. Comumente os docentes apresentam atividades para engajar a turma, seja através de um debate ou reflexão. As possibilidades são diversas, desde que estejam em contraste com os métodos tradicionais de ensino.
Uma metodologia ativa muito utilizada chama-se “sala de aula invertida”. Nesse método, o aluno é exposto ao conteúdo antes da aula, seja através de vídeos e notícias, ou até mesmo uma leitura prévia de algum capítulo do material didático. O professor passa a ser um facilitador do aprendizado, tirando dúvidas sobre o assunto ou aprofundando os conhecimentos.
O Plurall como maior plataforma de ensino digital do país
Em julho de 2020, diante do cenário de pandemia em que o mundo se encontra, a plataforma educacional utilizada pelo Sistema de Ensino pH foi eleita pela Veja a “maior plataforma de ensino digital do país”. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conta com diversos recursos, incluindo o novo Twig e TigTag. O objetivo é tornar a escola digital um ambiente mais próximo possível da escola presencial, garantindo a transmissão de conteúdos e valores éticos aos discentes.
Para conhecer mais sobre as funcionalidades do Plurall, preparamos um guia completo da plataforma. Baixe gratuitamente.