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Julgamento de Capitu – Colégio Toledo

No mês de maio de 2019, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Toledo realizaram o Julgamento de Capitu.  A atividade foi realizada por meio de uma integração com os estudantes do curso de Direito da UniToledo. 

Os alunos participantes dessa atividade interpretaram integrantes de um tribunal e personagens de Dom Casmurro, de Machado de Assis. A obra, publicada em 1899, é um romance que tem como protagonista Bento Santiago, também narrador da história, que conta relatos desde sua juventude até o momento em que está escrevendo o livro. Bento escreve sobre seu tempo no seminário, seu romance com Capitu e o ciúme no qual o relacionamento era pautado.  

Bentinho era apaixonado por sua vizinha Capitu desde que era criança e, posteriormente, se casam. No entanto, Bentinho tinha ciúmes de seu melhor amigo, Escobar, e suspeitava de que ele e Capitu estivessem envolvidos. Contada do ponto de vista de Bentinho, a história levanta o questionamento se Capitu havia ou não traído Bentinho, não havendo provas nem outra voz que forneça uma perspectiva diferente.  

A atividade do Colégio Toledo teve como tema a dúvida da traição de Bentinho por Capitu. Os alunos, então, tiveram de construir argumentação e coletar evidências do romance para sustentar a culpa ou inocência de Capitu. Realizada na disciplina de Literatura, a atividade foi realizada no auditório da UniToledo e acompanhada pelos alunos da 1ª e da 3ª série do Ensino Médio. 

Dom Casmurro é uma das principais obras de Machado de Assis e da literatura brasileira. Foi traduzido para mais de 10 idiomas e teve diversas adaptações para o cinema, o teatro, a televisão, a música e até para quadrinhos. Uma das mais conhecidas adaptações da obra de Machado de Assis foi feita por Fernando Sabino, em 1998. O escritor fez uma releitura de Dom Casmurro narrando a história da terceira pessoa. A adaptação é chamada Amor de Capitu e é fiel à obra original, porém narrada de uma perspectiva diferente. 

Atividades como o Julgamento de Capitu, realizada pelo Colégio Toledo, parceiro do Sistema de Ensino pH, tornam os alunos mais interessados nas aulas e no conteúdo ensinado. O engajamento dos estudantes na leitura de clássicos da literatura costuma ser baixo, por acharem que são livros chatos ou difíceis de entender.  

A proposição de atividades que coloquem os estudantes como protagonistas de seu aprendizado retira essa imagem e torna-os interessados. Outra forma de engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem é a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula. Preparamos um material sobre o tema, confira: