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    Ensino Híbrido: o que é e como aplicá-lo

    Nicolle Abreu
    17.03.2021
    • Tecnologia
    6 MIN.

    A pandemia da Covid-19 evidenciou a importância da tecnologia no dia a dia escolar. Essa crise sanitária apenas acelerou um processo que já vinha ocorrendo na maioria das instituições privadas do país. Inserir práticas pedagógicas através do uso de plataformas digitais é uma maneira muito eficiente de alcançar os diferentes perfis de alunos e atingir os objetivos pedagógicos da escola. 

    Contudo, considerar essas práticas não significa abrir mão da escola que conhecemos, muito pelo contrário. A ideia é unir esses recursos de modo a potencializar o desenvolvimento dos alunos. Essa mescla de modelos de aprendizagem é conhecida como Ensino Híbrido. Confira neste artigo tudo sobre esse modelo e como implementá-lo em sala de aula! 


    O que é Ensino Híbrido 

    O Ensino Híbrido consiste em mesclar aulas presenciais com aulas ou atividades online. Esse método está alinhado às novas tecnologias e visa a ampliar conhecimentos e habilidades dos alunos. Trata-se de uma abordagem metodológica que combina atividades presenciais e ferramentas digitais.  

    Contudo, é muito importante ressaltar que aplicar o Ensino Híbrido às práticas de ensino-aprendizagem não se resume apenas a disponibilizar recursos digitais aos discentes. Isso porque, é muito importante que exista uma mudança de paradigma nas escolas, incluindo as plataformas educacionais como potencializadoras do aprendizado. Para que o Ensino Híbrido seja efetivo, é preciso que exista intencionalidade em seu uso, alinhado às aulas convencionais. As ferramentas tecnológicas são um apoio para os docentes nos processos educacionais.  

    Para implementar o Ensino Híbrido na escola é preciso que seja feita uma revisão das práticas tradicionais. As plataformas educacionais permitem que o aluno seja o construtor do seu próprio conhecimento, ganhando mais autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Elas também permitem o desenvolvimento de competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentre as 10 competências gerais propostas pela Base, a quinta delas fala sobre a inclusão da cultura digital nas escolas: 

    “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” 

    Com o aluno como protagonista da sua aprendizagem, o professor ganha um novo papel em sala de aula. Ele passa a ser um mentor para os jovens, impulsionando os alunos em direção a uma postura crítica. Nesse novo modelo, o docente não é a figura detentora de todo o conhecimento, mas sim aquele que guiará os discentes durante o processo. Aqui também existe a ideia de aprendizado colaborativo, onde os estudantes são estimulados ao debate de ideias expondo seus pontos de vista.  

    O Ensino Híbrido propõe que as atividades pedagógicas sejam realizadas de maneiras dinâmica e interativa. Assim, é possível obter maior engajamento dos alunos e melhora nos resultados acadêmicos.  

    Como ele surgiu? 

    A definição de Ensino Híbrido que mais é utilizada nas escolas de Educação nos EUA foi proposta pelo Instituto Clayton Christensen. Ela apresenta possíveis usos da tecnologia na cultura escola contemporânea. Isso porque, não é preciso abandonar o que se conhece até o momento para que se insira a tecnologia nos processos de ensino-aprendizagem, existindo a possibilidade de personalização do ensino através de diferentes recursos didáticos. 

    Ensino Híbrido na prática 

    Existem diferentes métodos de implementação do Ensino Híbrido no dia a dia escolar. Esses modelos permitem que as instituições os apliquem em diferentes momentos dependendo dos seus objetivos pedagógicos. 

    Rotação por estações 

    Esse modelo consiste em dividir os assuntos tratados em estações de aprendizagem. A proposta é que os alunos circulem entre essas estações e assim tenham acesso à diversos formatos de materiais sobre diferentes assuntos. Por exemplo, em uma aula sobre o corpo humanos é possível que cada estação trata de um sistema corporal. Lembre se que é importante vincular a tecnologia às práticas. Então, utilize vídeos e textos na prática.  

    A Plataforma Plurall disponibiliza para os alunos o CloudLabs. Esses laboratórios virtuais são excelentes recursos para as aulas de química e biologia. Ele permite que os discentes interajam com insumos, materiais e reagentes de maneira divertida, mesmo que a escola não conte com um laboratório.  

    Laboratório Rotacional 

    O laboratório rotacional é muito semelhante com a rotação por estações. Ele considera a alternância de caminhos para se chegar a uma mesma conclusão. Nele, os alunos revezam entre espaços para atividades teóricas e práticas. Aqui, os alunos utilizam tanto a sala de aula quanto os laboratórios online, por exemplo. A ideia é que o docente trabalhe um mesmo conteúdo de diferentes formas, estimulando diferentes tipos de aprendizagem. 

    Sala de aula invertida 

    Esse é o modelo mais adotado pelas escolas que aderem ao Ensino Híbrido. A sala de aula invertida consiste em inverter a lógica tradicional do ensino. Normalmente, os alunos têm acesso ao conteúdo em sala de aula com o auxílio do professor e realizam atividades de compreensão em casa. Aqui, o aluno estuda previamente o assunto que será abordado na aula presencial e o aprendizado se concretiza com o apoio do professor e com as trocas em sala de aula.  

    Para efetivar o uso da tecnologia nessa prática é importante que os alunos tenham acesso a diferentes formatos de conteúdo. Os alunos podem acessar vídeos, slides, textos e outros materiais educativos, disponibilizados em um ambiente online. Os alunos das escolas parceiras do Sistema de Ensino pH contam com o Plurall para essas práticas. Com diversos recursos a plataforma permite que os professores explorem ferramentas como o Matific e o Twig e TigTag. 

    Implementando o Ensino Híbrido 

    Os alunos de hoje já nasceram inseridos na era digital. A tecnologia é parte constante de suas vidas e implementá-las no processo de aprendizagem é uma estratégia para reduzir as defasagens do ensino. O Ensino Híbrido garante flexibilidade e autonomia aos alunos e está relacionamento às demandas dos estudantes do século XXI. 

    Você pode sempre contar com soluções digitais como o Plurall que está alinhado às principais práticas educacionais. O Sistema de Ensino pH entende que a tecnologia pode ser uma excelente aliada da escola e por isso busca sempre oferecer diversos recursos para atualizar os seus métodos. O Sistema de Ensino pH é uma solução educacional da SOMOS Educação, o maior grupo educacional do país. Para falar do Ensino Híbrido na prática, a SOMOS convidou Rauni Fontana para falar em um webinário sobre o Ensino Híbrido na prática. Assista! 

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