BlogNovidadesEncontro pedagógico promove discussões sobre boas práticas em sala de aula

Encontro pedagógico promove discussões sobre boas práticas em sala de aula

Sistema de Ensino pH realizou evento em São Paulo para reunir escolas parceiras

O Sistema de Ensino pH realizou, em março, o primeiro Encontro Pedagógico do ano na cidade de São Paulo. Com a participação de professores e educadores da região, o evento foi uma oportunidade para a troca de experiências e para debater, de forma plural, as diversas correntes que influenciam a educação tanto no Brasil como no mundo.

Segundo Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, o evento teve a preocupação de fazer com que o professor parceiro pudesse levar para a sala de aula argumentos, ideias e estratégias tangíveis.

“O Encontro Pedagógico tem um papel fundamental de compartilhar boas práticas educacionais e pedagógicas, trazer as inovações e as novidades de metodologia e, principalmente, o compartilhamento da rede”, afirma.

A rede do Sistema de Ensino pH engloba hoje mais de 220 escolas parceiras espalhadas por todo o Brasil. Com a troca de experiências, os colégios mostram que a soma de uma rede tem papel maior do que uma escola individual.

Debate

A professora Heloísa Agudo foi uma das palestrantes do encontro e falou sobre como aplicar as metodologias ativas em sala de aula. A profissional explicou como é possível incentivar o estudante a aprender a partir de problemas e situações reais, sendo ele o responsável pela construção do conhecimento. O evento também abordou o ensino das habilidades socioemocionais e o seu papel para melhorar o rendimento do aluno e de desenvolver a consciência social e cidadã.

“Nosso encontro se baseou nesses dois pilares: metodologias ativas e discussão socioemocional, com foco no rendimento do aluno, mas também em um trabalho para promover a aceitação da diversidade e o combate praticas excludentes”, completa Falcão.

O próximo Encontro Pedagógico do Sistema de Ensino do pH acontece no Rio de Janeiro, no segundo semestre.