BlogEscolaDia do Professor

Dia do Professor

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. A data é de grande importância, já que os professores são fundamentais para a formação humana e para o desenvolvimento da sociedade.  

Essenciais dentro das escolas, os professores merecem ser homenageados. Tais homenagens não precisam, no entanto, de um alto investimento. É possível celebrar a data e a importância do professor de forma simples, como uma lembrancinha e cartão. 

Preparamos este artigo para falar sobre a origem do Dia do Professor e algumas sugestões de homenagem ao educador dentro da escola. Confira! 

Saiba como surgiu o Dia do Professor 

No dia 15 de outubro de 1827, o Imperador do Brasil, Dom Pedro I, baixou um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. De acordo com o decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter “escolas de primeiras letras” — hoje correspondentes ao Ensino Fundamental. 

Mas foi apenas cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, que a data foi celebrada pela primeira vez. Um professor paulista, Salomão Becker, teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores em 15 de outubro, em referência à data do decreto de D. Pedro I. Em 1963, a data foi oficializada como feriado escolar. 

Homenagem ao Dia do Professor 

O Dia do Professor é uma data de extrema importância aos docentes. Homenagear esses profissionais é fundamental para que se sintam valorizados e reconhecidos por seu trabalho tão essencial para o desenvolvimento da sociedade. 

Envolver toda a comunidade escolar — coordenadores, diretores, funcionários, alunos e famílias — na homenagem aos docentes torna-a mais especial. Produzir um cartão ou cartaz com mensagens dos diversos agentes da comunidade escolar é uma possibilidade, assim como um lanche coletivo especial. Para esta segunda ação, cada aluno e funcionário da instituição de ensino fica responsável por levar um tipo de lanche para ser compartilhado com toda a escola no intervalo das aulas.  

A escola pode, ainda, presentear os professores com lembrancinhas personalizadas, como cadernos, canetas, canecas ou agendas. Um presente que o educador utilizará em seu dia a dia é interessante, a fim de que lembre de seu valor todos os dias. 

Conclusão 

O Dia do Professor é comemorado no mês de outubro e surgiu com um decreto de D. Pedro I que instituía a criação de escolas em todas as cidades do Brasil. Os professores são de extrema importância dentro e fora da escola, tendo papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. Valorizar esses profissionais e reconhecer seu trabalho pode ser feito de diferentes maneiras dentro da escola, sem necessariamente envolver um alto investimento. 

Com uma rotina tão atarefada, é natural que os docentes se sintam sobrecarregados. Pensando nisso, preparamos um material sobre a tecnologia e a rotina do professor: 

Feliz dia do professor!