O dia 15 de Março foi escolhido para celebrar o dia da escola. Ambiente essencial para a formação dos cidadãos, a escola é o local onde as relações sociais se intensificam, onde as crianças aprendem normas e regras fundamentais para o seu desenvolvimento como ser humano. A história desta instituição no Brasil começa com a catequização dos jesuítas e caminha por grandes mudanças.
As transformações na sociedade como um todo impulsionaram as mudanças no âmbito educacional. As expectativas sobre os cidadãos que as instituições de ensino buscavam formar, trouxeram mudanças até nos cargos escolares, como o do coordenador pedagógico. Mas então, sabendo de sua importância, qual a origem do dia da escola?
Preparamos este artigo com a história da origem da comemoração e dicas de atividades para celebrar esse dia. Confira!
A origem e transformação da Escola
A palavra escola vem do grego Skholê e significava lazer e descanso. A origem dessa palavra pode parecer um pouco estranha, já que as atividades escolares não estão ligadas a repouso e tempo livre. Entretanto, na Grécia antiga, apenas aqueles que não realizavam trabalhos braçais, ou seja, quem tinha tempo livre destas obrigações, é que se dedicava às práticas acadêmicas.
No Brasil, as primeiras escolas surgiram fundadas nos ensinamentos jesuítas e eram voltadas ao ensino do catolicismo. Alguns anos mais tarde, mais especificamente em 1549, é fundada a primeira escola brasileira, em Salvador. Seu criador, Padre Manoel da Nóbrega, também foi o responsável pelo primeiro Plano Nacional de Estudos.
Com o decorrer dos anos, a educação brasileira passou por grandes transformações. Com o Golpe militar de 1964, as instituições de ensino obtiveram um caráter mais rígido. Entretanto, com as mudanças governamentais e a constituição de 1988, modificações no âmbito educacional se fizeram necessárias. Cargos como o supervisor pedagógico entraram em desuso, cedendo espaço para profissionais que trabalhem em função do desenvolvimento pedagógico, lado a lado com os professores e não como uma função apenas de supervisão.
Além disso, as inovações tecnológicas também transformaram o ambiente escolar. Diante a tantas tecnologias, a rotina na sala de aula se transforma. Os docentes passaram a ter que lidar com outras distrações como o uso dos celulares por parte dos alunos. Contudo, as próprias inovações adentraram as instituições de ensino como auxiliadoras às práticas pedagógicas, como a lousa digital, o uso de plataformas educacionais online e estratégias como a gamificação.
Atividades para o Dia da Escola
A importância de se celebrar o dia da escola está justamente em enaltecer a sua relevância social. Desenvolver atividades lúdicas dentro das instituições pode ser uma maneira de fazer com que os alunos compreendam a importância da educação em sua vida e para a sociedade.
As atividades podem ser simples e desenvolvidas em sala de aula. Para as crianças mais jovens, é possível desenvolver um trabalho que envolva a história da própria instituição de ensino. Qual a origem do nome da escola? Quando ela foi criada? Existe algum fato curioso ou histórico envolvendo a escola? Essas são questões que podem ser levantadas em sala de aula para que os alunos façam sua pesquisa.
Para os alunos mais velhos, é possível trabalhar o engajamento com a escola. Eles podem produzir folhetins ou publicações para as redes sociais do colégio sobre o dia da escola e o que a instituição significa para eles. O uso da tecnologia nesse caso, pode tornar a atividade mais interessante e acessível à realidade dos estudantes..
A importância da escola na formação do cidadão
A escola vai muito além de apenas um ambiente para o aprendizado das disciplinas curriculares. Trata-se de um ambiente para socialização além do familiar, democratização do conhecimento e construção moral e ética. Através da escola é possível formar cidadãos críticos e engajados, preparados para o mundo e suas constante transformações, atuando também como os próprios agentes transformadores.
A educação não apenas acompanha as mudanças sociais, como possui grande influência sobre elas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê o propósito social como norteador das práticas educacionais, ressaltando a importância das escolas para o bom funcionamento da sociedade. Além disso, a escola também contribui para o desenvolvimento da individualidade e da autonomia.
Conclusão
Comemorar o dia da escola é uma maneira de demonstrar sua importância na vida de todos. O ideal é que todos os envolvidos nos processos pedagógicos percebam a importância de suas atividades. Com grande impacto social, uma educação básica de qualidade é capaz de gerar profissionais éticos e envolvidos com o bem estar daqueles que o cercam.
As práticas pedagógicas devem sempre ser desenvolvidas em prol do melhor aproveitamento por parte dos alunos. Para isso, a aplicação de avaliações pode ser uma maneira de avaliar déficits no ensino e assim aplicar de maneira assertiva intervenções pedagógicas. Pensando nisso, preparamos um guia gratuito com dicas para aperfeiçoar essas intervenções.