BlogContextoEscola tem papel fundamental na conscientização sobre o Meio Ambiente

Escola tem papel fundamental na conscientização sobre o Meio Ambiente

Para diretor do Sistema de Ensino pH, Dia Mundial do Meio Ambiente é oportunidade de levar conscientização para dentro da sala de aula

Celebrado no dia cinco de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, seu objetivo é conscientizar a respeito dos limites dos recursos naturais da Terra. Neste ano, o foco da campanha é o combate a poluição do ar.

Segundo a ONU, no Brasil mais de 66 mil pessoas morrem ao ano por conta de doenças relacionadas a poluição do ar. Nesse contexto, entender como isso afeta a sociedade e o meio ambiente é essencial para que medidas sejam tomadas. Por isso a organização elencou os principais tipos de poluição do ar. Elas são derivadas da agricultura, poluição doméstica, indústria, transporte e lixo.

Combater e diminuir a poluição nessas cinco vertentes é tarefa de todos. As escolas, por sua vez, têm papel importante na conscientização da comunidade. “É fundamental o trabalho da educação ambiental em todas as instituições. Para isso, é necessária uma mudança de perspectiva. É necessário mudar a forma de lidar com o consumo, com os bens materiais, ter uma visão mais solidária de enxergar a sociedade”, afirma Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH.

Para Falcão, o papel da escola é mostrar que a conscientização ambiental vai além do entendimento imediato das dinâmicas ou impactos ambientais, mas abrange também a tomada de conhecimento das ações humanas sobre os ecossistemas a longo prazo. “Quanto antes a gente puder colocar isso, melhor. Por isso a formação dos nossos alunos é fundamental”, conclui Falcão.