Em 2019, o Colégio pH completou 32 anos de muita história e resultados. O colégio possui 16 unidades próprias e inspirou, alguns anos depois, o Sistema de Ensino pH que hoje conta com mais de 220 escolas parceiras. Com foco em excelência no preparo dos alunos para a vida e seus desafios, pauta-se em conceitos educacionais inovadores e um material aplicável para as salas de aula, desenvolvidos pelos próprios professores. Assim, o Sistema de Ensino pH tornou-se referência em educação de qualidade no Rio de Janeiro e no Brasil.
Mas como foi todo o processo de consolidação do Sistema e de sua Plataforma educacional? Preparamos este artigo com a linha do tempo do pH e seus resultados, que hoje o colocam como referência em ensino de qualidade. Confira!
O pingo que virou gota: Conheça a história do pH
1987
Até então o curso oferecia apenas aulas particulares, ministradas pelo fundador do colégio. Em 1987 o curso pH é fundado no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.
1989
Alcança o primeiro lugar no vestibular unificado.
1990
Alcança o 1º lugar em Biomédicas na UFRJ e a unidade Laranjeiras é fundada.
1992
Inaugurado o Colégio pH com Ensino Médio.
1995
Fundada a Unidade Botafogo I. Além disso, lançam o Ensino Fundamental II.
1997
Mais duas unidades são fundadas: Barra I e Barra II.
2007
Com o lançamento do Ensino Fundamental I e Educação Infantil, o pH passa a oferecer todas as etapas da Educação Básica.
2010
Mais duas unidades são fundadas: Icaraí I e II.
2012
Além das duas unidades fundadas, Piratininga e Tijuca II, em 2012 o pH consegue 1º lugar geral na UERJ. Esse também é o ano em que nasce o Sistema de Ensino pH, com 35 escolas parceiras.
2014
Mais 31 escolas se tornam parceiras e a unidade Ipanema II do colégio pH é fundada.
2016
Mais 3 Unidades são fundadas e o Sistema conta com 95 escolas parceiras. Além disso, em 2016 ocorre o lançamento do novo material do Ensino Médio regular.
2017
O pH completa 30 anos de vida e consagra a expansão para as regiões Norte, Nordeste e Sul com 138 escolas parceiras. Esse também foi o ano de lançamento do material do Fundamental II e do EM.
2019
O pH comemora 32 anos com mais de 220 escolas com a Plataforma pH.
2020
Alcança primeiro lugar no ITA e 2.218 aprovados pelo Enem.
Os resultados
Confira alguns resultados dos alunos do Colégio pH e Curso pH
2017
+ de 230 aprovados na UFF, sendo 36% das vagas de Engenharia de Produção do Rio foram conquistadas por alunos pH.
+ de 250 aprovados na UFRJ. 1 em cada 5 aprovados em Engenharia de Produção é aluno pH.
2018
1.235 alunos com conceito “A” nos exames de qualificação.
1º Lugar em:
– ENGENHARIA ELÉTRICA.
– ADMINISTRAÇÃO.
– RELAÇÕES PÚBLICAS.
– DIREITO (2º SEM.).
– LETRAS.
– HISTÓRIA DA ARTE.
– ECONOMIA.
2 alunas nota 1.000 na redação do Enem
1 aluno nota 1.000 na redação do Enem em escola parceira em Volta Redonda- RJ
2019
37 aprovados no IME
2º Lugar no ITA para vagas privativas
1º e 3º lugar feminino na Escola Naval
2020
1º lugar no ITA
73 aprovados em Medicina no Nordeste
17 aprovados na Unicamp
Foco no resultado + foco na formação
O Sistema de Ensino pH acredita na formação sólida que só é possível quando construída por um material rico e por profissionais que entendem que é por meio do domínio conceitual que se obtém excelentes resultados. O pH ainda conta com várias soluções educacionais integradas como assessoria pedagógica e de marketing, treinamento de professores (PROFS), avaliação contínua dos alunos e plantão de estudos e monitoria online (pH’s e Plurall).
“Escolhemos a Plataforma Educacional pH para que, junto com a nossa qualidade de ensino, conseguíssemos atingir o 1º lugar no ENEM em nosso município. Objetivo alcançado!”
Wladmir Castiglia – Mantenedor do Colégio Cesp e parceiro do pH desde 2012
Soluções Educacionais
Programa de Formação de Professores – PROFS
O PROFS, Programa de Formação SOMOS Educação, é constituído por cursos online, com e sem tutoria, voltados para a formação continuada dos educadores. Uma plataforma criada com conteúdo interativo que enxerga o docente como agente fundamental da transformação na educação do nosso país. Nela, busca-se promover temas que dialoguem com os desafios do dia a dia da sala de aula, trazendo novas abordagens e reflexões, além de material prático para ajudar na ampliação do repertório didático.
Líder em mim – LEM
Muito se fala em competências socioemocionais hoje em dia. Com o intuito de estimular o seu desenvolvimento em educadores, crianças e adolescentes para que estejam melhor preparados para encarar os desafios deste século, o programa Líder em Mim (LEM) já promoveu mudanças impactantes em mais de 3 mil escolas de 55 países ao redor do planeta.
Desenvolvido com base no livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, o programa ajuda alunos e educadores a enxergar situações de uma forma diferente (VER), mudando comportamentos (FAZER) e, assim, alcançando resultados novos e consistentes (OBTER).
Plurall
O Plurall é uma plataforma de estudos online, prática, organizada e inovadora que acompanha os alunos 24 horas por dia, com acesso pelo celular, tablet ou desktop. Através dela, é possível que os alunos acessem os pH’s, exercícios complementares à sala de aula. Além disso, conta com uma equipe pedagógica, que atende a escola e auxilia no entendimento do desempenho e engajamento das turmas de forma simples e dinâmica.
Através dele, também é possível se manter conectado ao material didático e aos conteúdos vistos em sala de aula, fazer exercícios, acessar provas do Enem e dos principais vestibulares do país e ainda tirar dúvidas a qualquer momento com os plantões de dúvida e tutoria escolar.
Stoodi
Com mais de um milhão de alunos cadastrados em uma das plataformas educacionais de apoio direto entre as mais acessadas do Brasil, o Stoodi é um dos parceiros pH na preparação para o Enem e vestibulares das principais universidades do país. Nela, os alunos encontram videoaulas, exercícios e resumos de todas as disciplinas, complementando a aprendizagem da sala de aula quando e da forma que quiserem.
pH Learning Book
Em 2020 a Escola Digital se fez ainda mais relevante e presente. Assim, o Sistema de Ensino pH lança o pH Learning Book, uma solução que visa a conectar alunos, professores, gestores e famílias por meio de um conteúdo pedagógico 100% digital, através da já conhecida plataforma Plurall e de um dispositivo seguro.
O pH Learning Book considera o uso de um Chromebook Educacional Lenovo onde todo o conteúdo educacional é reunido. O dispositivo foi desenvolvido pensando no ambiente digital e atende alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao pré-vestibular. Desse modo, a forma de acesso e navegação são padronizadas de modo a explorar o potencial máximo do equipamento. Trata-se de um dispositivo com a segurança, garantia, suporte e confiabilidade que a Lenovo, Google for Education, a ForEducation e a SOMOS Educação oferecem juntos, para que sua escola tenha tudo que precisa para focar na excelência educacional.
O pH Learning Book inclui uma jornada de formação digital dos professores, o letramento digital para os alunos, palestras para as famílias e, para a equipe de gestão pedagógica, encontros com especialistas para discutir as melhores práticas e estratégias da escola digital. Além disso, as escolas podem contar com o apoio de uma equipe de marketing durante a jornada de implementação. Ela envolve assessorias, campanhas, comunicados e um completo planejamento para a sua escola se comunicar com as famílias e se destacar no mercado em que atua.
O material didático
A proposta dos materiais didáticos do Sistema de Ensino pH é inspirada na contextualização do conhecimento. Com a preocupação de garantir o melhor aprendizado dos jovens e contextualizar o aprendizado para a realidade dos alunos, os materiais de apoio em sala de aula são extremamente contextualizados, e levam o mundo para dentro da sala. O conhecimento adquirido deve ser aplicado nos problemas mundiais.
Além disso, existia a preocupação de que o material fosse adequado para a rotina da sala de aula. A solução? Um material didático criado pelos próprios professores, garantindo sua aplicabilidade.
“O material traz o dia a dia para a sala de aula por meio da abordagem de situações-problemas e da forma como o conteúdo é apresentado. Assim, aproximamos o aluno do que deve ser ensinado e, com isso, obtemos um melhor resultado. Além disso, um ponto fundamental é a quantidade e a qualidade de exercícios propostos em cada módulo. Quanto mais exercícios são trabalhados, maior se torna a capacidade de assimilação do conteúdo. Dessa maneira, temos um material harmônico que permite o melhor desenvolvimento intelectual em todas as séries.”
Cícero Melo – Professor do Colégio pH e Curso pH e autor da Plataforma Educacional pH
A Plataforma Educacional pH
A Plataforma Educacional pH reúne diferentes soluções educacionais com foco no desenvolvimento do aluno. Composta por conteúdos físicos e digitais, a plataforma aporta na prática em sala de aula para melhor fixação e aprendizado. Todos os materiais possuem o mesmo tom e objetivo: promover a melhor vivência educacional integrada, empírica e focada em metas.
Principais características
- Centrada no aluno: Fornece diagnósticos individuais e diferentes ferramentas que permitem atender às necessidades individuais de aprendizagem do aluno, orientando o seu desenvolvimento e autonomia;
- Orientada por metas: Acompanha a evolução dos resultados pedagógicos de sua escola por meio de metas gerais e específicas bem definidas;
- Criativa: Desenvolve práticas novas para agir e solucionar os problemas identificados, sair da zona de conforto e buscar novos caminhos para atingir os objetivos;
- Fornece dados: Identifica as fortalezas e deficiências educacionais da sua escola e dos seus alunos;
- Constrói diagnósticos: Desenvolve estratégias de intervenção para atingir as metas
- Interativa, empírica e autocorretiva: os dados são a base da proposta, e é a partir deles que as ações necessárias para atingir os objetivos são definidas;
- Sinérgica: É necessário trabalhar em grupo, pensar em grupo, comemorar em grupo. Coordenadores, professores, alunos, família precisam atuar em conjunto por meio da troca contínua de experiências e de boas práticas;
- Atua em rede: O compartilhamento de boas práticas tanto pedagógicas quanto de gestão escolar é fundamental para o crescimento sólido e sustentável da plataforma e dos seus parceiros.
Gestão Pedagógica Baseada em Dados (PDCA)
A nossa proposta é uma gestão que permite viabilizar a evolução efetiva do resultado pedagógico de sua escola. Mas como trazer isso para a rotina escolar? Por meio do PDCA, um método interativo aplicado para melhoria contínua de processos.
Assessoria pedagógica
A Assessoria Pedagógica pH é formada por um time de profissionais com experiência no segmento educacional, preparados para dar suporte que a sua escola precisa desde a implantação da plataforma educacional até o acompanhamento da rotina escolar. A Assessoria Pedagógica tem como objetivo principal alavancar os resultados dos alunos, e por consequência, da escola.
O atendimento acontece presencialmente, por meio de telefonemas, e-mail e videoconferências. Além disso, o time de assessores também é responsável por eventos de capacitação profissional, com pautas diversificadas.
Avaliações
Sempre acompanhando a evolução das principais provas do país, a Plataforma Educacional pH possui um conjunto de avaliações, em sua maioria objetivas, que servem como meio para avaliar o aluno dentro de duas perspectivas: a classificatória, pautada em nota e em resultado, e a diagnóstica, pautada no entendimento dos porquês dos erros cometidos pelo aluno.
Além disso, a plataforma também propõe os pH’s, um plano de avaliação continuada. Os pH’s são listas de exercícios com 10 questões objetivas referentes ao módulo estudado em sala de aula que têm como objetivo verificar a eficácia do processo de aprendizagem. Eles podem ser acessados de forma digital, através do Plurall.
A escola também tem acesso a relatórios que detalham os resultados dos alunos, oferecendo um diagnóstico preciso que detalham os resultados dos alunos, oferecendo um diagnóstico preciso do desempenho. Dessa forma, é possível observar com clareza os pontos fortes e os de desenvolvimento dos estudantes, contando com o apoio do time de assessores pedagógicos.
Sistema de Ensino pH e o Novo Ensino Médio
O Ensino Médio passou por uma reforma para reduzir as defasagens de aprendizado do segmento. O Sistema de Ensino pH desenvolveu um plano de aulas e reformulou seus materiais de modo a atender as demandas da BNCC, e o Novo Ensino Médio do pH começa a ser implementado em 2021 para os alunos do primeiro ano.
A proposta é que todo o conteúdo do segmento seja oferecido aos jovens nos 1ª e 2ª ano, reservando conteúdos de revisão e aprofundamento para o 3ª ano. Essa estratégia tem como objetivo preparar os alunos da melhor maneira possível para o Enem e vestibulares. Todo o material voltado para a Formação Geral Básica é desenhado para garantir uma formação com foco nas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular.
Tanto a Formação Geral Básica quanto os Itinerários Formativos trabalham as habilidades dos referenciais curriculares para esses dois modelos e ainda permitem que os conteúdos do Enem e dos vestibulares do Brasil sejam trabalhados com profundidade ao longo dos três anos do Ensino Médio.
Com duas versões – o pH Premium e o pH Essencial – a escola pode optar pela oferta de Itinerários Formativos que melhor atenda às suas necessidades. Para o pH Premium, todos os alunos possuem duas opções de Itinerários, sendo a primeira Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e a segunda Matemática e Ciências da Natureza. Enquanto para o pH Essencial, a escola escolhe quantos e quais Itinerários oferecerá aos alunos, dentro de quatro opções:
- Linguagens
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Matemática e física
- Biologia e Química
Um sistema diferente: feito para o aluno, o professor e o gestor
Todo o Sistema de Ensino pH é pensado para atender às necessidades de todos. Pensando no aluno, o pH oferece um material com a linguagem do aluno através do caderno digital, monitoria online, manual de preparação para o Enem e outras funcionalidades que visam o melhor desenvolvimento das práticas educacionais.
Em contrapartida, trata-se de um material que permite flexibilidade nas aulas dos professores mantendo o controle por parte da gestão. O sistema ainda oferece eventos pedagógicos voltados para o professor, relatórios de desempenho dos alunos, cursos EAD e um Manual do Professor completo.
Pensando na gestão, o pH oferece um curso de marketing completo, visando melhorar a captação e retenção de alunos, além de melhorar o relacionamento entre a família e a escola. Além disso, o gestor escolar pode contar também com cursos de atendimento e gestão e palestras sobre estratégias de captação e renovação.
Sistema de Ensino pH: história resultados
O Sistema de Ensino pH é referência em educação de qualidade e desenvolvimento de valores. Seu principal objetivo é formar profissionais e cidadãos conscientes de seus papeis na sociedade. Toda a filosofia do pH é baseada na qualidade, no dinamismo e, principalmente, no compromisso com a formação completa dos alunos.
A plataforma educacional pH garante eficiência nas intervenções pedagógicas pois é baseada em dados precisos. Diante dos resultados de seus alunos, as escolas parceiras podem comprovar a eficiência dos métodos educacionais. Resumindo: em seus mais de 32 anos, o Sistema de Ensino pH já apresentou resultados que comprovam e explicam sua posição de referência no mundo da educação. Para saber mais sobre o Sistema de Ensino pH e como ele pode ser o ideal para a sua escola, solicite uma conversa com um dos nossos especialistas.