BlogNossa RedeProjeto do Colégio Aslan (PA) aproxima família do ambiente escolar

Projeto do Colégio Aslan (PA) aproxima família do ambiente escolar

Mães e pais são convidados a falar sobre suas profissões, proporcionando troca de saberes e contribuindo para o aprendizado dos filhos

Estreitar os laços da família com a escola, levar os pais a conhecer o dia a dia dos filhos e, além disso, contribuir para a aprendizagem dos alunos. Esse é o propósito do Projeto Família na Escola, desenvolvido pelo Colégio Aslan, em Belém (PA), do Sistema de Ensino pH.

Entre as iniciativas do projeto está chamar os pais dos estudantes para o ambiente escolar, seja para falar de sua profissão ou mesmo para contar uma história para a classe. “A ideia é ter um relacionamento próximo com as famílias, não só em datas comemorativas. E essa troca também faz parte do aprendizado dos alunos, além de ser muito rica tanto para os pais, que conhecem a turma dos filhos, como para os estudantes, que se sentem orgulhosos, valorizados e estimulados a participar mais das aulas”, diz Elenice Reis, professora do 3º ano do Ensino Fundamental, da unidade Augusto Montenegro.

A turma de Elenice já recebeu três mães de alunos, e ela conta que as experiências foram muito positivas. Uma das mães, que é chef de cozinha, ensinou as crianças a fazer alfajor. “Além de comer chocolate, eles adoraram fazer os doces, pois era época de Páscoa”, diz a professora. A atividade aconteceu no cooking lab da escola, composto por duas cozinhas, onde os alunos podem executar receitas e trabalhar conceitos, como as unidades de medida.

Também já participou do projeto uma mãe que é dentista e falou sobre cuidados com os dentes, prevenção de cáries e higiene bucal . “Ela trouxe um boneco para mostrar como deve ser a escovação, e todos quiseram participar”, afirma.

As crianças também se envolveram ao fazer uma salada de frutas com outra mãe, nutricionista. “Cada grupo trouxe um tipo de fruta, os alunos tinham que descobrir qual fruta estavam experimentando apenas pelo paladar, sem olhar, e ela falou ainda sobre alimentação saudável, o ‘descasque mais e desembrulhe menos’”, diz Elenice.

Segundo a professora, essas atividades são muito importantes, pois incentivam as crianças a conhecer melhor as profissões. Além disso, ela conta que procura alinhar o assunto que eles estão aprendendo com as visitas dos pais. “Na atividade com a mãe nutricionista, o tema da aula tinha sido sobre cardápio. Se estamos vendo mapas, plantas e croquis, posso fazer o link com a profissão de engenheiro”, exemplifica.

Como os bons resultados que está colhendo, ela diz que novas visitas já estão agendadas. “Vamos receber uma mãe para contar histórias e outra que faz publicidade e propaganda”.

Se você é professor, aluno ou gestor, compartilhe seus projetos pedagógicos com o pH. Quanto mais dividimos o nosso sucesso, mais ganhamos força. Vamos juntos? Envie-nos a sua história.