BlogMateriais Educativos

5 dicas para melhorar as intervenções pedagógicas
infográfico

As escolas têm o objetivo comum de melhorar o desempenho dos estudantes. Para isso, é fundamental que analisem os resultados alcançados em avaliações e proponham intervenções pedagógicas, buscando solucionar os problemas e dificuldades enfrentados pelos alunos.

Uma boa intervenção pedagógica precisa de dados como base. Assim, professores, coordenadores e diretores conseguem agir diante dos pontos fracos e propor melhorias mais específicas.

Novo Ensino Médio e avaliações
E-book

Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) em 2018, as escolas têm até o final de 2022 para implementar a reforma do segmento. Com o objetivo de reduzir as defasagens de ensino e a evasão escolar nos anos finais da Educação Básica, mudanças se fizeram necessárias. Elas também têm o objetivo de aproximar os conteúdos e práticas pedagógicas da realidade dos jovens do século XXI.

Com isso, uma das grandes questões que surgem diz respeito aos métodos avaliativos. Como preparar os estudantes para os novos processos de ingresso nas universidades? O próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sofrerá mudanças ainda não divulgadas para se adequar à reforma.

Confira neste material tudo sobre essas mudanças no Enem e saiba mais sobre a versão seriada do exame.

Plano de Intervenção Pedagógica
infográfico

Veja nesse guia caminhos para aplicar a Intervenção Pedagógica na sua escola, além da importância dessa prática para o desenvolvimento acadêmico dos alunos e a geração de resultados para a sua escola.

Da avaliação à Intervenção Pedagógica: passo a passo para melhorar o desempenho dos alunos
infográfico

O bom desempenho dos alunos é uma das metas escolares mais comuns e, muitas vezes, o maior desafio das instituições de ensino. Pensar em formas de melhorar as performances insatisfatórias é parte da rotina de coordenadores e professores, que, juntos, têm a função de definir métodos para garantir o melhor desempenho possível dos alunos.

Alcançar um desempenho desejável exige estudo e definição de um ciclo de avaliação, que envolve realização de exames, grupos de análises, planejamento de metas e intervenção pedagógica.

Neste infográfico, veja como funciona o ciclo de avaliação e entenda cada um de seus pontos.