As avaliações são importantes instrumentos do processo de ensino-aprendizagem. Elas são ótimas para levantar dados a respeito do desempenho dos alunos. A avaliação de desempenho é um ótimo recurso nesse processo. Você já ouviu falar delas?
Confira neste artigo o que é a avaliação de desempenho além de dicas para a sua elaboração!
O que é a avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho, como o próprio nome sugere, é utilizada nas escolas para avaliar os níveis de performance de aprendizagem e absorção de conteúdos pelos alunos. Vale ressaltar que essa avaliação não busca apenas levantar dados sobre o desempenho de uma turma, mas analisar os seus resultados junto a outros fatores.
Desse modo, a avaliação de desempenho se diferente das outras avaliações porque não é apenas uma prova que mede o conhecimento dos discentes, mas trata-se de uma ferramenta que direciona a gestão e corpo docente na tomada de decisões. O Objetivo são as transformações pedagógicas que visam a impactar positivamente o desempenho das turmas ou até mesmo de um único indivíduo.
Sendo assim, sem que se leve em consideração a transformação qualitativa e sem oferecer reflexões quanto às melhorias, a avaliação de desempenho não cumpre seu papel. Essas avaliações devem resultar em ações pedagógicas que impactem efetivamente o desempenho dos alunos.
Por que aplicar avaliações de desempenho?
Aplicar a avaliação de desempenho é muito importante para diagnosticar as defasagens no processo de ensino-aprendizagem e assim, tornar as intervenções pedagógicas mais eficientes. Essa prova é fundamental para a melhoria do desempenho dos alunos. Quando se analisa não só o conhecimento dos discentes, mas também o contexto escolar, é possível aplicar mediações muito mais eficazes. Isso porque, realizar um diagnóstico do processo como um todo permite sanar as dificuldades do caminho.
A partir dos resultados obtidos é possível realizar uma análise tendo como base os objetivos pré-estabelecidos pela instituição. Por exemplo, para os alunos do Ensino Médio o objetivo é o preparo para os vestibulares? A partir da avaliação de desempenho é possível diagnosticar se os jovens estão preparados para as principais seleções, detendo os conhecimentos e habilidades necessários. Desse modo, o ato de ensinar se torna muito mais produtivo.
A avaliação de desempenho possibilita que a tomada de decisões pedagógicas seja mais certeira. Desse modo, uma vez que as tomadas de decisões não ocorrem apenas uma vez ao ano, é imprescindível que a aplicação das avaliações de desempenho não se dê apenas ao final de um processo como constatação. O ideal é que a constatação seja o princípio e que após as modificações, uma nova avaliação seja aplicada para garantir os efeitos positivos da intervenção. Assim, é importante que a avaliação seja contínua e faça parte de um ciclo avaliativo.
Na hora de elaborar a avaliação de desempenho
A elaboração da avaliação de desempenho é fundamental para que ela consiga atingir os seus objetivos. Como seus resultados fornecerão subsídios para a proposição de Intervenções Pedagógicas, é recomendado que sejam usadas questões de múltipla escolha. Isso porque, a análise de seus resultados é mais rápida e simples.
Outro ponto importante diz respeito às questões contidas na avaliação de desempenho. Sendo assim, é fundamental que as questões sejam contextualizadas, contendo situações-problema que levem o aluno à reflexão. Isso é importante porque o objetivo não é constatar que o aluno memorizou os conhecimentos, mas sim se ele é capaz de aplicá-los em questões do dia a dia. Desse modo, utilize textos base de formatos variados, sendo verbais ou não verbais.
Para as questões de múltipla escolha é importante que apenas uma das alternativas responda corretamente ao enunciado. Aqui, também é interessante evitar as perguntas que induzam o aluno ao erro. As alternativas incorretas, ou distratoras, devem conter erros comuns entre os alunos e serem escritas de forma coesa e coerente.
Avaliação de desempenho X avaliação diagnóstica
Uma dúvida que pode surgir é sobre a diferença entre a avaliação de desempenho e a diagnóstica. Basicamente, as avaliações diagnósticas são, preferencialmente, realizadas no início de um processo de aprendizagem, enquanto a avaliação de desempenho deve ser aplicada ao longo do processo.
A avaliação diagnóstica tem como objetivo organizar o processo de ensino-aprendizagem de acordo com as situações identificadas. Elas permitem a escolha do tipo de trabalho mais adequado de acordo com as características apresentadas pelo resultado da prova. Ela busca definir o modo de ensino mais efetivo, já que procura conhecer as dificuldades dos alunos no início do processo educativo, tornando possível prever suas necessidades.
Avaliação de desempenho: um passo importante do ciclo de avaliações
A avaliação de desempenho é utilizada para avaliar a performance dos alunos e levantar dados sobre o processo de ensino-aprendizagem ao longo do ano letivo. Desse modo, é possível que os educadores planejem intervenções pedagógicas assertivas e que melhorem o desempenho dos alunos. Desse modo, é importante que elas façam parte de um ciclo que permita feedbacks contínuos.
A elaboração das questões das avaliações de desempenho é muito importante. Esse processo requer cuidado para que o teste alcance os seus objetivos. Elas devem ser elaboradas levando em consideração alguns pontos, como contextualização e estruturação das questões. Para te auxiliar nesse processo preparamos o Guia Completo da Avaliação de Desempenho. Baixe o guia gratuitamente e veja o passo a passo para desenvolver avaliações eficientes.