Ir para o conteúdo
Sistema pH
Categorias de conteúdo
  • Contexto
  • Escola
  • Nossa Rede
  • Novidades
  • Saiu na Mídia
  • Materiais Educativos
  • Site Sistema pH

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
    Facebook Instagram Instagram
    BlogTecnologiaAVA x EAD: Quais as diferenças?
    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin

    AVA x EAD: Quais as diferenças?

    Nicolle Abreu
    21.10.2020
    • Tecnologia
    4 MIN.

    A pandemia de Covid-19 tornou a Escola Digital uma realidade para a maioria das instituições particulares do país. Assim, a procura por Plataforma Educacionais se intensificou, principalmente porque muitos colégios não possuíam nenhum tipo de apoio para o ensino híbrido antes da pandemia. Desse modo, muitas dúvidas surgiram quanto a normatização da escola digital e sobre o ensino remoto em si.

    Muito usado e conhecido para o Ensino Superior, o EAD (Ensino a Distância) era para as instituições de Educação Básica uma realidade muito distante. Isso porque, conhecendo todos os desafios do dia a dia de sala de aula, com pessoas tão jovens que ainda não possuíam a disciplina necessária para o ensino 100% remoto. Contudo, a pandemia obrigou que todos se adaptassem a esse modelo, e as escolas que não possuíam nenhum tipo de plataforma foram apresentadas ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), uma ferramenta que permite o ensino a distância, mas que não exige que seja aplicado apenas no ensino remoto.

    Confira neste artigo a diferença entre AVA e EAD e porque eles podem ser úteis mesmo quando as escolas funcionam em regime presencial.

    AVA x EAD

    Como dito, Educação a Distância (EAD) é muito comum quando falamos em Ensino Superior. Muitas universidades aderiram a essa modalidade para atender a demanda dos estudantes que não conseguem inserir o ensino presencial em sua rotina. Desse modo, muitas escolas da Educação Básica apresentavam resistência ao EAD por compreenderem que o ensino a distância trazia perdas para as práticas pedagógicas e o ensino de habilidades e competências que requeriam a presença do professor e o convívio com os colegas de classe.

    Contudo, devido à sua relação com o EAD, muitas instituições também apresentavam resistência aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Por associação, entendia-se que essas plataformas só poderiam ser utilizadas em práticas de ensino remoto. Porém, isso não é a realidade. Os AVAs são apenas ferramentas que permitem o ensino online, é onde as atividades serão realizadas. Desse modo, essas plataformas são muito úteis para a aplicação do Ensino Híbrido ou do estímulo das metodologias ativas, que buscam desenvolver o protagonismo dos estudantes.

    Sendo assim, apesar de ser uma plataforma utilizada em práticas de Ensino a Distância, o Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser utilizado como uma forma de estudo e estímulo da rotina de atividades dos alunos, por exemplo. Algumas plataformas ainda fornecem relatórios precisos do desenvolvimento que permitem Intervenções Pedagógicas mais eficientes.

    Plurall: o Ambiente Virtual de Aprendizagem do pH

    Durante a interrupção das aulas presenciais em função do novo Coronavírus, o Plurall recebeu o título de maior plataforma de ensino digital do país. O AVA já era utilizado pelas escolas parceiras do pH muito antes da pandemia e por isso, as instituições tiveram amparo durante esse momento, além de pais e alunos que já estavam ambientados à Plataforma Educacional.

    Porém, o momento de regime 100% remoto exigiu novas ferramentas e funcionalidades dentro da plataforma. Assim, o Plurall estabeleceu parcerias como o Google Hangouts, que permitiu aulas síncronas, ou CloudLabs que possibilitou a continuidade de aulas de ciências, biologia e química com o uso de laboratórios virtuais dentro da plataforma.

    O Plurall está sempre buscando desenvolver novas funcionalidades e aprimorar as possibilidades de ensino. Isso, porque a padronização do ensino tem se mostrado cada vez mais ineficiente ao tentar atender as necessidades dos jovens e de um mundo cada vez mais conectado.

    Escola Digital: a nova realidade pós pandemia

    Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, disse em uma entrevista que a pandemia apenas acelerou uma realidade que precisava existir nas escolas. Desse modo, mesmo após a retomada das aulas presenciais, as mudanças que a inserção das Plataformas Educacionais trouxe para a Educação Básica não poderão ser revertidas, e a Escola Digital como apoio do ensino presencial será a nova realidade.

    O Plurall busca apoiar todos os membros da comunidade escolar, permitindo o protagonismo dos alunos em seus estudos em um ambiente que lhes é tão familiar. Além disso, permite que a gestão tenha maior controle do desenvolvimento dos jovens e uso da plataforma, enquanto os professores conseguem realizar intervenções mais assertivas e condizentes com o desenvolvimento da turma.

    Para saber mais sobre as funcionalidades da plataforma e ter o Plurall na sua escola, solicite uma conversa com um de nossos especialistas educacionais.

    Compartilhe esse conteúdo

    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
    O que você achou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários:
    Conteúdos relacionados:

    Ensino Híbrido: o que é e como aplicá-lo

    17.03.2021
    • Tecnologia
    6 MIN.

    Recursos tecnológicos: saiba como aplicar na educação

    09.09.2020
    • Tecnologia
    4 MIN.
    Sistema pH
    Facebook Instagram Instagram

    O Blog De Gota em Gota foi criado pela Plataforma Educacional pH para falarmos de educação, além de trocarmos experiências, ideias e conteúdo, através do compartilhamento de projetos pedagógicos e de gestão de nossas escolas parceiras! Faça parte você também da Rede pH.

    Sistema de Ensino pH SOMOS EDUCAÇÃO