Ir para o conteúdo
Sistema pH
Categorias de conteúdo
  • Contexto
  • Escola
  • Nossa Rede
  • Novidades
  • Saiu na Mídia
  • Materiais Educativos
  • Site Sistema pH

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
    Facebook Instagram Instagram
    BlogEscolaA importância da relação com a família: como manter o contato
    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin

    A importância da relação com a família: como manter o contato

    Nicolle Abreu
    05.08.2020
    • Escola
    5 MIN.

    Uma boa relação entre escola e família traz diversos benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. Somente com a parceria entre os pais, responsáveis e instituição é que o desenvolvimento pedagógico dos discentes pode acontecer de maneira mais eficiente. Isso acontece porque os familiares são quem melhor conhecem a rotina, histórico e o comportamento dos jovens, podendo ser fortes aliados, por exemplo, durante a aplicação de uma intervenção pedagógica.

    Contudo, sabemos que algumas famílias apresentam resistência ou até mesmo não compreendem os benefícios do relacionamento ativo e direto com a escola. Neste material apresentamos a importância de uma boa relação entre a escola e família, além dos benefícios para os processos pedagógicos e como estreitar esse vínculo. Confira!


    A importância da relação com a família

    Compreender a importância da participação familiar na vida acadêmica dos jovens é o primeiro passo para adotar medidas que efetivem essa relação escola e família. Um dos principais pontos desse vínculo trata-se da confiança que a presença dos pais e responsáveis trazem para os alunos. Estudantes s cujos familiares mostram-se participativos em suas atividades são mais seguros e sentem-se mais incentivados.

    Além disso, é importante que os pais ou responsáveis tenham ciência do que está sendo trabalhado em sala de aula e dos projetos que a escola desenvolve. Dessa forma, é possível que os trabalhos propostos em sala sejam continuados em casa, potencializando o desenvolvimento e aprendizado dos filhos. Assim, as famílias são capazes de identificar déficits e dificuldades nos jovens, podendo auxiliar na aplicação das intervenções pedagógicas por parte da escola. Para as instituições, os familiares fornecem informações valiosas para que sejam desenvolvidas práticas pedagógicas voltadas para as necessidades dos discentes.

    Como aproximar escola e família

    Algumas medidas fáceis podem melhorar o relacionamento entre a escola e a comunidade, o que consequentemente aproxima a família e a torna aliada nos processos pedagógicos:

    Conheça as famílias

    Uma parte muito importante do processo de aproximação entre escola e família é compreender as realidades das famílias. Desse modo, é importante que os gestores estejam atentos às diversidades da escola: a composição das famílias, suas variadas rotinas, para que as práticas sejam adequadas a cada uma delas. Famílias diferentes requerem abordagens diferentes.

    Esse exercício de conhecimento não só facilita a comunicação da gestão com os pais ou responsáveis, mas também demonstra uma abertura da escola a compreender e auxiliar os pais na formação completa dos alunos, atentando-se não apenas à compreensão dos conteúdos, mas também no seu desenvolvimento pessoal e socioemocional.

    Apresente os projetos e planos pedagógicos

    Compreender que transparência e clareza são aspectos fundamentais no relacionamento entre escola e família é muito importante para que os interesses e objetivos de ambas as partes estejam alinhados. Uma maneira de efetivar esse alinhamento é através da apresentação dos projetos e planos pedagógicos para os pais e responsáveis. Somente assim é possível que os familiares compreendam e acompanhem de perto o dia a dia da escola.

    Organize reuniões periódicas

    As reuniões de pais e responsáveis são momentos destinados para a comunicação das propostas e desenvolvimentos das turmas para as famílias. Elas podem acontecer em diversos momentos do ano e possuir objetivos distintos, como comunicar mudanças em relação às medidas dos anos anteriores, alinhar expectativas ou até mesmo divulgar datas e eventos importantes do calendário escolar. Além disso, as reuniões são muito importantes no que diz respeito ao acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

    No entanto, muitos pais e responsáveis possuem uma rotina atarefada e não conseguem comparecer à escola. Além disso, situações atípicas como a suspensão das aulas presenciais por motivos excepcionais como a pandemia do Covid-19 fez com que muitas escolas repensassem o formato e práticas das reuniões escolares. Elas podem ocorrer de maneira remota ou através lives interativas.

    Abra um canal de comunicação e feedbacks

    Abrir um canal de comunicação e feedbacks é fundamental para garantir um bom relacionamento com as famílias. O ideal é que os pais e responsáveis sintam que suas ponderações e colaborações realmente são levadas em consideração pela coordenação e direção. Isso pode acontecer através de um feedback após as reuniões de pais e responsáveis, através de e-mails periódicos questionando as famílias, ou até mesmo pelos canais de atendimento por telefone ou redes sociais.

    Palestras e debates

    A instituição de ensino pode promover palestras e debates sobre assuntos de interesse das famílias, relacionados ou não diretamente à educação dos alunos. Em tempos de isolamento social, a SOMOS Educação, marca à qual o Sistema de Ensino pH pertence, ofereceu uma série de lives e webinários01 voltadas para pais, responsáveis e gestores. As famílias podem muito contribuir nesse momento. Pais e responsáveis dos estudantes exercem variadas profissões e possuem diversos conhecimentos que podem agregar bastante ao ambiente escolar. Sendo assim, a escola pode convidá-los para palestrar ou mediar debates.

    Use a tecnologia a seu favor

    O uso da tecnologia educacional já é uma realidade para muitas escolas. Ela não apenas agrega valor e expande as práticas educacionais, garantindo um melhor desempenho dos alunos por ser capaz de inovar as metodologias, como também garante uma nova forma de se relacionar e oferecer diagnósticos às famílias. Plataformas como o Plurall, oferecem relatórios precisos e individuais sobre o desenvolvimento dos jovens, que podem ser apresentados aos familiares durante as reuniões. A partir desses diagnósticos é possível aplicar intervenções muito mais precisas.

    Escola e família: o papel do coordenador

    O coordenador pedagógico desenvolve um trabalho muito importante na relação entre escola e família: ele é a ponte entre todos os membros da comunidade escolar. Cabe a coordenação apresentar às famílias as propostas da escola e os objetivos a respeito da formação de seus filhos. Além disso, ele também atua como um agente fundamental na hora de reforçar a importância de um alinhamento de decisões, sempre visando o melhor desenvolvimento dos jovens.

    O coordenador ainda possui um papel muito importante na aplicação das intervenções pedagógicas. Pensando nisso, preparamos um material gratuito sobre o papel do coordenador na aplicação das intervenções pedagógicas. Baixe já!

    Compartilhe esse conteúdo

    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
    O que você achou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários:
    Conteúdos relacionados:

    Conselho de Classe

    16.12.2020
    • Escola
    5 MIN.

    Dia da Família

    07.12.2020
    • Escola
    4 MIN.
    Sistema pH
    Facebook Instagram Instagram

    O Blog De Gota em Gota foi criado pela Plataforma Educacional pH para falarmos de educação, além de trocarmos experiências, ideias e conteúdo, através do compartilhamento de projetos pedagógicos e de gestão de nossas escolas parceiras! Faça parte você também da Rede pH.

    Sistema de Ensino pH SOMOS EDUCAÇÃO