16/11/2018

UOL: Fake news podem ser tema da redação do Enem 2018; veja estratégias

Veículo: UOL

Data: 01/11/2018

Domingo (4) é o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino) 2018. Os mais de 5,5 milhões de participantes confirmados para o exame deverão elaborar uma redação e responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas, em cinco horas e meia. A prova começa às 13h30, no horário de Brasília –trinta minutos após o fechamento dos portões, às 13h. O UOL fará a correção online extraoficial após o encerramento da prova, nos dois dias.

Em um ano repleto de temas polêmicas, além de eventos relevantes como eleições presidenciais e Copa do Mundo, cresce a apreensão em torno do tema da redação. O UOL perguntou a três professores de cursinhos que palpites eles têm sobre qual poderá ser o mote da dissertação deste ano, e todos mencionaram o impacto das fake news na vida dos brasileiros, seja no processo eleitoral ou em outras áreas, a exemplo das notícias falsas que circularam sobre as vacinas.

Thiago Braga, coordenador de Redação e autor do Sistema de Ensino pH, também mencionou as notícias falsas como possível tema, não o restringindo apenas ao processo eleitoral. “As fake news, pela relevância no mundo atual, no nosso processo eleitoral, também na questão da vacinação, no impacto que teve nesse âmbito. Então, a gente aposta nesse tema porque é uma discussão relevante”, diz Braga.

Leia mais

Categoria