16/11/2018

IG: Confira quais são os cinco possíveis temas para a redação Enem 2018

Veículo: IG

Data: 01/11/2018

Vai fazer o Enem neste domingo? Esteja preparado para argumentar sobre os assuntos com mais chances de serem abordados pelo Inep na prova

A redação é uma das provas mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porque, diferente das outras, esta vale 1000 pontos, enquanto as avaliações sobre ciências da natureza, ciências humanas, matemática ou linguagens variam de acordo com o peso da questão. Por isso, se dedicar para garantir uma boa nota na redação do Enem pode ser uma ótima estratégia para quem vai prestar a prova.

  • Fake news: a responsabilidade social pela notícia

Para Nunes, o assunto está em voga e se tornou uma grande questão nos tempos de hoje. “Apesar de ser um tanto óbvio demais, o aspecto a ser considerado como proposta seria uma abordagem ‘não clichê’ do tema, pois o assunto é sério e muitas pessoas não se deram conta ainda de como ‘as fakes’ podem comprometer e causar prejuízos incalculáveis”.

O professor de redação do sistema de ensino pH, Thiago Braga, também aposta nesse tema, tendo em vista o ano de eleição, principalmente depois das eleições presidenciais nos Estados Unidos, “forjadas por notícias falsas”, segundo ele.

“Hoje temos uma série de comportamentos sociais que são diretamente influenciados por fake news, como o movimento de vacina. Outro ponto interessante para abordar são os aspectos políticos do tema. O aluno também pode falar sobre a irresponsabilidade de quem produz as fake news e essa ingenuidade na população brasileira”, sugere Braga

Leia mais

Categoria