16/11/2018

Destak: 20 anos de Enem

Veículo: Destak

Data: 01/11/2018

Conheça possíveis temas da redação; veja os principais preparativos para fazer uma boa prova

Em 2018, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) completa 20 anos de existência. Com 5,5 milhões de inscritos, o exame hoje é usado para entrar na maioria das universidades públicas do país por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e não mais para conceder diploma de Ensino Médio, conforme medida aprovada no ano passado.

Em relação à última prova aplicada, não há muitas diferenças tirando o acréscimo de meia hora na execução do segundo dia da prova – este é o segundo ano consecutivo em que o teste é feito em dois finais de semana – e o fato de o primeiro dia do horário de verão coincidir com o primeiro dia das provas, 4 de novembro.

De acordo com o professor do Sistema de Ensino pH Thiago Braga, além de o Brasil ser signatário da Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU, o estudante inscrito precisa se atentar para não defender bandeiras que pregam violência, justiça com as próprias mãos, racismo, entre outras condenadas pela carta das Nações Unidas.

“Apesar de não anular a prova, isso não quer dizer que não haja diminuição da nota porque o aluno precisa se blindar contra os retrocessos e demonizações de quem enxerga direitos humanos como forma de defesa de bandido”, advertiu Braga. O professor aposta em três temas para a redação desse ano: fake news, bullying e evazão escolar.

Leia mais

Categoria